Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.10.18 - 15h56

PCR oferece 100 testes de sífilis na estação Recife do metrô

img_alt

A ação, em alusão ao Dia Nacional de Combate à doença, enfatiza a importância do diagnóstico e tratamento adequados (Foto: Cortesia)

 

"Achei ótimo esse serviço. A gente passa correndo para trabalhar, mas vale a pena gastar um tempo com a saúde", disse José Jerônimo Filho, de 62 anos, autônomo e morador do bairro Coqueiral. Profissionais da Secretaria de Saúde do Recife realizaram ação em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, na manhã desta terça-feira (30), das 8h às 12h, na estação Recife do metrô, oferecendo testagem rápida para sífilis. O teste é simples, sem necessidade de estrutura laboratorial, com resultado em no máximo 30 minutos. Ao todo, foram feitos cerca de 100 exames.

O Dia Nacional de Combate à Sífilis foi comemorado no último dia (20). A data foi instituída pela Lei 13.430/2017, com o objetivo de enfatizar a importância do diagnóstico e tratamento adequados da sífilis como Infecção Sexualmente Transmissível (IST), especialmente na gestante durante o pré-natal. Também serve como incentivo à participação de profissionais e gestores de saúde em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos. Durante todo o mês de outubro as unidades de saúde da família realizaram ações desse tipo.

A rede municipal de saúde disponibiliza mensalmente ainda um cronograma com as unidades que funcionarão em horário estendido (o chamado “terceiro turno”) para receber pacientes que não podem comparecer às consultas no horário convencional. Entre os procedimentos, a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites. O usuário e trabalhador H.F., 43, elogiou a iniciativa, que pode ter salvado sua vida. "Já fiz meu teste e recebi o encaminhamento para tratar a doença que foi detectada. Essas ações em locais como o metrô facilitam a vida de quem trabalha.”

O Recife conta com 102 unidades de saúde com teste rápido para sífilis, HIV e hepatites. A testagem também é oferecida nas quatro maternidades (Arnaldo Marques, Bandeira Filho, Barros Lima, além do Hospital da Mulher) da Secretaria Municipal de Saúde e também no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.

Camisinha - A rede municipal disponibilizou recentemente o aplicativo interativo “Aqui tem Camisinha – Recife Aqui Tem Prevenção”, pelo qual o cidadão recifense poderá localizar a unidade mais próxima para pegar preservativos, além de saber qual a unidade mais próxima para realizar o teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O usuário ainda poderá obter informações sobre quais são as infecções, sintomas e onde buscar tratamento quando o teste der positivo. Tudo poderá ser acessado pelo Aplicativo, baixado gratuitamente em celulares nas plataformas IOS e Android.

Dados - Mundialmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a sífilis afete aproximadamente mais de um milhão de gestantes, com risco de mais de 300 mil mortes fetais e neonatais e mortes prematuras de mais de 200 mil crianças. No Brasil, o Ministério da Saúde reporta em seu último boletim (2017) 87.593 casos de Sífilis adquirida, 37.463 de Sífilis na gestação, e 20.474 de Sífilis congênita, com 185 óbitos. No Recife, até o final de setembro, foram registrados 6.238 casos de Sífilis adquirida, 2.107 de Sífilis na gestação e 4.480 de Sífilis congênita.