Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 30.10.23 - 16h06

Sala em Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta da PCR é reaberta

img_alt

Local está disponível de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, sem fechar para almoço. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

A Sala em Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta no edifício-sede da Prefeitura do Recife foi reaberta na tarde desta segunda-feira (30). Fechada durante a pandemia, a retomada fortalece o compromisso da gestão municipal em apoiar a amamentação e as necessidades das servidoras municipais. O espaço tem como foco oferecer um ambiente acolhedor e funcional para as mães que precisem ordenhar o leite de forma confortável e conveniente, além de armazená-lo de forma adequada para posterior oferta ao bebê. 

De acordo com a prefeita em exercício, Isabella de Roldão, as servidoras vão se sentir acolhidas no espaço feito para elas. “É uma alegria a gente, neste dia de hoje, a gente reinaugurar essa sala totalmente repaginada, aconchegante e acolhedora. É uma grande entrega para as mulheres servidoras da Prefeitura do Recife. Como é bom saber que temos um prefeito parceiro da mulher servidora, da mulher que amamenta. Há um olhar cuidadoso para a mulher servidora que está em fase de amamentação e há um cuidado com o bebê também. As mulheres vão se sentir acolhidas e bem-vindas aqui”, declarou ela. “A gente está finalizando o mês do Outubro Rosa, quando a gente fala sobre a prevenção do câncer de mama. E uma das formas de prevenir o câncer de mama é a amamentação. O aleitamento materno com livre demanda é bom para a mãe e é excelente para o bebê, já que é um leite produzido especificamente para aquele bebê e para a necessidade dele”, lembrou ela ainda.

O local precisou interromper as atividades devido à pandemia da covid-19, ainda em 2020, e, posteriormente, passou por readequações de infraestrutura, em um investimento de cerca de R$ 30 mil reais. "A sala é um exemplo valioso de como a administração pública pode promover políticas de apoio à amamentação e contribuir para a saúde e bem-estar das mães e seus bebês, ao mesmo tempo que incentiva a participação feminina no mercado de trabalho. Com instalações confortáveis e recursos educacionais, as mães que trabalham na Prefeitura do Recife podem continuar a dar a seus filhos o melhor começo de vida, sabendo que são apoiadas em sua jornada como mães e profissionais. Poder contar com uma sala de apoio e acolhimento, que permite a ordenha do leite e o seu armazenamento para levar para casa é um grande diferencial no suporte a essas mães”, destacou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Já segundo o secretário de Governo e Participação Social, Aldemar Santos, conhecido como Dema, a reinauguração da sala tem um grande significado. “Essa é uma iniciativa que não se mede pelo espaço físico. Quem entrar aqui, pode até achar a sala pequena, mas a importância que ela tem, para todo o corpo funcional, é gigantesca. Parabéns ao prefeito João Campos, à prefeita em exercício, Isabella de Roldão, e à secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, que toca essa pauta efetivamente no Recife”, disse ele.

No Espaço Amamenta do edifício-sede, há duas poltronas onde as mulheres podem amamentar ou ordenhar o leite, pia para assepsia das mãos e um freezer utilizado para o armazenamento do mesmo até o final do expediente. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Com a reforma, o local, que funcionava desde 2018, passou por readequações de infraestrutura e ganhou novo mobiliário, além de ter recebido intervenções na rede elétrica, revestimento de divisórias e instalação de novo aparelho de ar condicionado. Ainda foi feita a aplicação de piso vinílico, adesivagem visual e sinalização. O projeto visou tornar o ambiente mais claro, confortável, acolhedor e alusivo à importância da amamentação. 

"O Espaço Amamenta também oferece orientações para as mães, incluindo informações detalhadas sobre como realizar a ordenha e armazenar o leite de maneira adequada e que o transporte seja feito em bolsa térmica", explicou a coordenadora da Política de Saúde da Criança do Recife, Lélia Moreira. O Espaço Amamenta possui certificação concedida, em 2019, pelo Ministério da Saúde (MS), reconhecendo o local como espaço para promoção do aleitamento materno. 

SALA DE AMAMENTAÇÃO - Além do edifício-sede, a Prefeitura do Recife dispõe de outras três Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta: nas maternidades Arnaldo Marques, no Ibura, e na Bandeira Filho, em Afogados - ambas certificadas oficialmente pelo MS; e também no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado. Ainda este mês, a Sesau vai inaugurar o quarto Espaço, na Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela.