NOTÍCIAS

| 30.11.11 - 16h16

Agentes de saúde do Distrito Sanitário VI expõem trabalhos

Exposição aconteceu no auditório da Faculdade Boa Viagem, na Imbiribeira

Por Victor Ferreira

[caption id="attachment_11044" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

A Coordenação de Educação e Saúde do Distrito Sanitário VI, ligada à Secretaria de Saúde do Recife, realizou, nesta quarta-feira (30), a 3ª Amostração, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), da Zona Sul da cidade. O auditório da Faculdade Boa Viagem, localizada na Imbiribeira, foi palco da exposição dos trabalhos realizados durante o ano de 2011.

O evento, que contou com cerca de 250 pessoas, começou com um acolhimento realizado pela Trupe Roda Viva, no qual atrizes encenaram a peça “Mateus e Catirina”. Em seguida, os trabalhos foram expostos em pôsteres. No período da tarde, a abertura do evento foi através de uma mesa de discussão, que contou com a presença da gerente do distrito sanitário VI, Daniele Rodrigues.

Depois do debate, grupos de educadores dos Idosos Educadores em Saúde (IESA), Adolescentes Educadores em Saúde (AESA) e Educadores em Saúde da Mulher (ESAM), fizeram apresentações dos seus trabalhos, pelo data-show. Depois, a Trupe Roda Viva fez outra apresentação e a Trupe Troca de Saberes cuidou do encerramento do encontro.

A educadora do IESA, Maria Petronila, que comanda o grupo “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo grupo. “Nós trabalhamos no combate à hanseníase. Tínhamos muitos casos desta doença na comunidade e, aos poucos, estamos conseguindo diminuir este número. Nós realizamos ações preventivas de três em três meses e, neste ano, foram registrados apenas 29 casos da doença, aqui no Distrito Sanitário VI”, disse dona Petronila.

De acordo com a organizadora do evento, Jamila Marques, o objetivo da exposição é “sensibilizar as pessoas que trabalham com saúde e educação popular. Promovemos educação àqueles que desejam atuar na melhoria da qualidade de vida. Todos os nossos trabalhos são focados na perspectiva da educação popular”, afirmou a auxiliar da coordenação de educação e saúde do Distrito Sanitário VI.