NOTÍCIAS

| 30.11.11 - 23h25

Secretaria de Saúde do Recife realiza atividades em comemoração ao Dia de Luta Contra a AIDS

Serão distribuídos 150 mil preservativos e oferecidas 500 testagens rápidas à população

Por Tádzio Estevam

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, nesta quinta-feira (1º), a Secretaria de Saúde do Recife realizará várias atividades que acontecerão em quase todo o Município. As ações acontecem das 8h às 17h e compreendem a distribuição de material educativo, 150 mil preservativos, palestras de orientação à população, exibição de filmes e 500 testagens rápidas para HIV.

A programação é vasta. Logo nas primeiras horas do dia, os usuários do Metrô serão abordados pelos profissionais da coordenação e também do programa de redução de danos da Prefeitura (Mais Vida) que irão distribuir material educativo e darão orientações sobre os riscos de se contrair a AIDS. Na Zona Norte da cidade, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) estarão envolvidas na ação, com palestras, distribuição de preservativos e material educativo. Os mercados da Encruzilhada e de Beberibe estarão engajados na campanha.

As unidades de saúde Mário Ramos, Iná Rosa Borges, CPTRA e do Córrego do Eucalipto, todas em Casa Amarela, também realizarão atividades voltadas à data. Os preservativos e panfletos percorrerão os mercados da Madalena e do Cordeiro, além da exibição de filmes, das reportagens do médico do Fantástico, Dráuzio Varela, e distribuição de lacinhos da solidariedade. Estas acontecerão na sede do Distrito Sanitário IV, localizada no bairro da Torre.

Na Zona Sudoeste do Município haverá distribuição do material educativo, preservativos e até a presença do um trio elétrico na comunidade do Planeta dos Macacos I e II. As USF’s Guarulhos, Chico Mendes e Coqueiral I e II também realizarão atividades.

Os bairros da Zona Sul do Recife também serão contemplados com as atividades. Em Boa Viagem acontecerá uma ação educativa na pracinha com o apoio dos profissionais do Consultório de Rua e equipe de educação e saúde incentivando as pessoas a fazerem o teste rápido que acontecerá na USF Dom Miguel Valverde, localizada próximo à pracinha.