NOTÍCIAS

Cultura | 30.11.12 - 16h08

Aula-concerto no Santa Isabel emociona estudantes de escolas municipais

Cerca de 450 alunos atendidos pelo Programa Bolsa Escola Municipal aprenderam como funciona uma orquestra sinfônica

Por Edgar Lima

[caption id="attachment_28989" align="alignleft" width="334"] Cerca de 450 alunos atendidos pelo Programa Bolsa Escola  aprenderam como funciona uma orquestra sinfônica. Foto: Carlos Augusto[/caption]

A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) apresentou-se para 450 estudantes da Rede Municipal de Ensino, todos beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal. A aula-concerto ocorreu na manhã desta sexta (30) no Teatro de Santa Isabel, com o objetivo de ampliar o acesso dos alunos atendidos pelo programa da Prefeitura do Recife aos espaços culturais, bem como as perspectivas escolares para além da sala de aula.

Durante a performance, os estudantes aprenderam quais os instrumentos formam uma orquestra, a diferença entre uma sinfônica e uma filarmônica, e as funções de cada família ou grupo musical. Os alunos foram apresentados aos naipes que compõem uma sinfônica: cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos); madeiras (flautas, oboés, clarinetas, fagotes); metais (trompetes, trombones, tubas, trompas) e percussão.

“Esse é o último evento cultural que oferecemos no ano de 2012, e temos a certeza do objetivo cumprido, que é de proporcionar o acesso à cultura para os beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, através de um concerto bem didático e lúdico”, ressaltou a diretora de Apoio Social à Educação, Tereza Sato.

A parceria com a OSR tem ainda o objetivo de formar plateias, atraindo o público infanto-juvenil com temas de seu interesse. No espetáculo foram apresentadas diversas canções, temas de desenhos como do popeye e pica-pau, o que ajudou na contextualização da aula-concerto. Para a aluna da Escola Municipal Pais e Filhos, Maria Karolina da Silva, 11 anos, a apresentação foi emocionante. “Essa é a 1ª vez que venho ao teatro e estou achando lindo, além de poder ver como é difícil tocar os instrumentos de uma orquestra”.

As escolas convidadas foram: Pantanal, no Bairro do Barro; Pais e Filhos, (Imbiribeira); Educador Paulo Freire (Ipsep); Cícero Franklin Cordeiro e Professor Florestan Fernandes (Ibura); Henoch Coutinho e Eng. Umberto Gondim (Brasília Teimosa) e Professor Solano Magalhães, no Bairro do Pina.