NOTÍCIAS

| 30.11.12 - 13h31

Festival de Teatro teve noite de autógrafos com João Denys

[caption id="attachment_28966" align="alignleft" width="334"] Secretária Simone Figueiredo ficou feliz pela publicação. Foto: Lú Streithrost[/caption]

Na mesma data, a cidade ganhou o site da Agenda Cultural do Recife, que comemora 18 anos de existência

A Secretaria de Cultura do Recife lançou na noite desta quinta-feira (29), no Teatro de Santa Isabel, o livro “Marcus Siqueira: um teatro novo e libertador”, escrito pelo ator, professor e pesquisador, João Denys. O evento integrou a programação do 15º Festival Recife de Teatro Nacional e é mais uma homenagem ao teatrólogo Marcus Siqueira. A ocasião celebrou também os 18 anos de existência da Agenda Cultural do Recife, produzida pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, com o lançamento de um site.

A noite festiva contou com a presença da classe artística teatral, além da secretária de Cultura, Simone Figueiredo, do presidente da Fundação, André Brasileiro, do editor da Agenda Cultural, Manoel Constantino, do ator João Denys, e de familiares do homenageado, Marcus Siqueira.

Senti-me honrada por João Denys ter aceitado o convite para escrever essa publicação, porque ele é meu maior mestre no teatro. Fiquei ainda mais feliz ao ouvir dele que fazer esse trabalho transformou sua vida, pois para a classe teatral é muito importante uma obra como essa que valoriza ainda mais as artes cênicas em Pernambuco”, comentou a secretária de Cultura, Simone Figueiredo.

O livro tem prefácio de Jomard Muniz de Brito e programação visual de Hana Luzia, além de muitas fotos e uma coleção de depoimentos de pessoas do universo teatral e social, que tiveram o privilégio de conviver com Marcus Siqueira. O autor, João Denys, foi aluno dele no curso regular de teatro do Teatro Hermilo Borba Filho – THBF. “Ele foi meu primeiro professor, meu amigo. Escrever esse livro foi reviver toda essa história linda, porém o que está nessas páginas é só uma amostra da grandeza que ele foi e é até hoje para todos nós”, afirmou o autor, João Denys.

A publicação já à venda nos locais de espetáculos do FRTN, pelo custo de R$ 20,00, e após o término do Festival, estará disponível na Gerência Operacional de Literatura e Editoração da FCCR (GOLE).

Agenda Cultural do Recife – ao completar a maioridade já consolidada como um importante instrumento de divulgação cultural da cidade, a Agenda Cultural, antes disponível apenas na versão impressa, agora também virou site. “O Recife tem uma atividade cultural muito intensa e muitas vezes nossa publicação em papel era insuficiente para atender essa demanda. Então nada mais justo que presentear a população com essa versão on line para suprir essa demanda e também modernizar essa ferramenta”, explicou André Brasileiro, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

De acordo com Manoel Constantino, editor da agenda, no site, cujo endereço é www.agendaculturalrecife.com, estão disponíveis os conteúdos de música, moda, artes cênicas, cinema e vídeo, literatura e entrevistas, tal qual a versão tradicional e também é possível fazer contato com a equipe de edição para sugerir adição de eventos e melhorias. “A Agenda tem cerca de 40 mil leitores e tenho certeza que todos festejam conosco essa data e esse avanço. O site foi lançado e é um bebê que precisa de cuidados e que vai crescendo e se modificando com o tempo, então, nós estamos abertos a sugestões e soluções para que ele fique ainda melhor”, completou Manoel.