NOTÍCIAS

Cultura | 30.11.13 - 14h40

Prefeitura entrega urbanização da Visconde de Jequitinhonha

[caption id="attachment_41203" align="aligncenter" width="680"] Através da Operação Verão, PCR promoveu intervenções no trecho da via situado atrás do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Importante via da Zona Sul do Recife, a Avenida Visconde de Jequitinhonha, em Boa Viagem, foi requalificada. A Prefeitura urbanizou a área, asfaltando e recuperando um trecho de 500 metros lineares atrás do Parque Dona Lindu. No local, também foram construídos 2 mil metros de calçadas, instalados dez novos postes e plantadas 31 mudas de árvores. O prefeito Geraldo Julio realizou, na manhã deste sábado (30), a entrega da intervenção, que vai melhorar a mobilidade e a segurança dos moradores do entorno, que terão uma área mais verde.

A partir de um investimento de R$ 691 mil, os serviços foram executados pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) em cerca de 30 dias. A iniciativa faz parte da Operação Verão, que foi lançada pelo Executivo Municipal no mês de setembro. Além dessa ação, a PCR já realizou outras modificações na região, a exemplo da retirada de dois sinais de trânsito da Avenida Boa Viagem e da inversão de tráfego na Rua Setúbal, que antes tinha o fluxo no sentido Recife/Piedade.

"Fizemos aqui um verdadeiro trabalho de urbanização. Agora, as pessoas poderão transitar com tranquilidade. Essa é uma área que está recebendo várias ações da Prefeitura; já fizemos a inversão do trânsito na Rua Setúbal e colocamos um pontilhão que permite o acesso aos que moram do outro lado do canal até o Parque Dona Lindu. Sem dúvida, um grande ganho para a mobilidade", explicou Geraldo Julio, que plantou uma muda de Ipê Rosa.

Morador de Boa Viagem, o engenheiro mecânico Alexandre Targino, 41 anos, ficou satisfeito com o resultado que encontrou. "Foi ótimo para nós que moramos aqui; nos atendeu perfeitamente. A obra ficou bem feita! Durante as intervenções, a gente via os trabalhadores da Prefeitura aqui direto, fato que gostei", ressaltou Alexandre, depois de agradecer ao prefeito pela urbanização.

AÇÃO - Desde o início do ano, a PCR está investindo recursos financeiros e técnicos para deixar o sistema viário da cidade em boas condições. Em um período de 11 meses, já foram recalcadas 151 ruas e avenidas e recuperados paralelepípedos em 104 vias. Em 15 corredores viários foram trocados 725 placas de concreto. Os investimentos até o momento são de R$ 36,8 milhões.