NOTÍCIAS

Turismo | 30.11.15 - 10h35

Bairro do Recife se ilumina para receber o Ciclo Natalino

img_alt

Na noite deste domingo (29), o prefeito Geraldo Julio inaugurou a decoração natalina que contou com árvore, corredor de luzes e presépio, além de queima de fogos que marcou o início à programação do período. (Foto: Marcos Pastich/ PCR)

 

Uma noite de muita beleza e delicadeza, marcada por luzes e queima de fogos. Foi assim que o Bairro do Recife recebeu a inauguração da decoração natalina 2015, realizada pela Prefeitura do Recife, que transformou o local em um grande corredor luminoso, representando a magia do Natal, um dos períodos mais belos do ano. Para marcar o início dos festejos do período, o prefeito Geraldo Julio, acompanhado da família, inaugurou a árvore de Natal, localizada na Av. Rio Branco, e assistiu a queima de fogos que, na noite deste domingo (29), anunciou mais um início de Ciclo Natalino.

"Estamos iniciando mais um ciclo natalino que valoriza a cultura popular."

"Estamos iniciando mais um ciclo natalino que valoriza a cultura popular. Toda a nossa programação inclui artistas da terra, com reisados, pastoris, cantatas, tudo voltado para o que produzimos. Hoje, inauguramos esta linda decoração que valoriza o bairro do Recife, coração da nossa cidade. Que venha um lindo período de celebração para todos nós", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Acesas, as luzes da Avenida Rio Branco que compõem a decoração natalina do Recife, inauguraram oficialmente o ciclo festivo, dando início a beleza do período. De acordo com o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), Diego Rocha, a cidade vai receber atrações o mês inteiro "Na programação do Ciclo Natalino vão haver cantatas, pastoris, reisados, mas também shows, fogos, concurso de decoração e os espetáculos "Natal para Sempre" e "O Baile do Menino Deus", que já fazem parte da agenda da cidade, e encerramos em janeiro com a queima da Lapinha", explicou o presidente, que lembrou ainda que, neste ano., a Prefeitura do Recife homenageia o Boi Matuto da família Salustiano e o Mestre Cirandeiro João da Guabiraba, por toda a contribuição dos grupos à cultura do Recife.

Na decoração, idealizada por Fabiana Ramalho, gerente geral de Arquitetura e Engenharia da FCCR, o recifense poderá encontrar um grande corredor de luz, árvores muito iluminadas e um ambiente rico de energia. "Temos um corredor composto por uma cortina de luz branca, formada por 7.650 metros lineares de cordão luminoso e 1.026 metros lineares de mangueira Led, tudo isso montado sobre a alameda, fazendo com que se torne um túnel. As árvores aqui da Av. Rio Branco receberam 50 refletores de luz verde, que realçaram a beleza das copas. A árvore principal, natalina, tem 14 metros de altura, e a estrutura marca este ano a entrada da avenida, próximo às margens do Rio Capibaribe, decorada com muitas luzes, com esferas amarelas, com luz pisca, numa alusão às árvores que são montadas nos lares, para simbolizar a família, e todo o nosso desejo de boas energias", explicou a gerente.

Já na saída da Rio Branco, virada para a Av. Alfredo Lisboa, próximo ao Marco Zero, foi montado um presépio, onde esculturas de cerâmica feitas em tamanho natural remontam à cena do nascimento de Jesus na manjedoura. Marcando as extremidades da alameda ainda serão utilizados 300 tubos decorativos. Para Maria Ângela, ver o bairro do Recife todo iluminado foi um momento de muita emoção. "Está tudo muito bonito. O presépio, as luzes, toda essa passarela. Foi muito lindo poder ver a queima de fogos, até me emocionei. As crianças também adoraram, ficaram encantadas", disse a comerciante que passeava pelo bairro com seus dois filhos.

Confira a programação completa do Ciclo Natalino