Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 30.11.16 - 19h51

Servidores da PCR participam de ação de combate ao Diabetes

Práticas integrativas como acupuntura e Tai Chi Chuan fazem parte dos tratamentos apresentados durante a ação

 

Dona Giselda Moreira tem 80 anos e uma "saúde de ferro". Servidora aposentada, professora de história e geografia da Rede Municipal de Ensino, aferiu a glicose e participou das atividades da ação em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, na manhã de hoje, no prédio da PCR. Ela atestou que os índices da sua saúde estão em dia e com  mais de 100 pessoas, foi atendida pelos profissionais de saúde da Prefeitura do Recife. Foram oferecidos diversos serviços e exames gratuitos para os servidores e público em geral com o intuito de chamar atenção para a doença que acomete, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 12 milhões de brasileiros.

Com foco no tratamento e na prevenção, foram oferecidos aferição de pressão arterial, teste de glicose e práticas integrativas com equipe do Centro de Saúde Guilherme Abath, o destaque da programação. O Centro faz parte da rede de saúde do Recife e oferece um novo olhar sobre a forma de tratar diversas doenças, inclusive o Diabetes. Hoje, os participantes tiveram acesso a orientação nutricional, auriculoterapia, dança circulares e Tai Chi Chuan.

Segundo o gerente da unidade, Juan Ponce, o Centro integra-se aos demais tratamentos oferecidos pela rede de saúde convencional. "O Tai Chi Chuan, por exemplo, é uma ótima atividade do combate ao Diabetes, pois auxilia na regulação do metabolismo, acalma a mente e treina a respiração. As práticas integrativas fortalecem os demais serviços e somam entre si, para uma melhor qualidade de vida do usuário".

O evento é uma parceria das Secretarias de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) e de Saúde, por meio do Programa Servidor de Valor. "Dentro da perspectiva do cuidado com a saúde e qualidade de vida do servidor, trazemos eventos como este que desperta a vontade de se cuidar no participante e demonstra a preocupação da gestão com o seu maior bem: o capital humano", disse o secretario executivo de Gestão de Pessoas da SADGP, Joaquim Pinto.

Dados – No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que mais de 12 milhões de pessoas tenham a doença – metade delas não sabe disso. O coração é um dos órgãos mais acometidos com diabetes não controlada. Por isso, as doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito entre os diabéticos. Segundo também o SBD, dois terços dos pacientes diabéticos irão sofrer um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) caso não tenha sua pressão arterial e sua glicose bem controlada.