Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.11.18 - 16h35

Mães recebem certificados do Projeto Geração Afeto

img_alt

A cerimônia faz parte da 6ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, que tem como destaque da programação do fim de semana o 2º Torneio de Vôlei Sentado do Projeto Praia Sem Barreiras, na manhã do domingo, na Praia de Boa Viagem (Foto: Lu Streihorst/PCR)

 

Mais de 250 mães receberam, na manhã desta sexta-feira (30), certificados de conclusão do Projeto Geração Afeto, que estimula as relações afetivas entre os familiares e as crianças nos primeiros anos de vida, a começar da fase gestacional. A cerimônia de certificação e apresentação dos resultados foi realizada pela Prefeitura do Recife no auditório da Igreja Presbiteriana a Ponte, no Bairro do Recife, onde também se apresentaram a contadora de histórias Carol Levy e o músico Thales Ribeiro, que compôs uma música para o projeto, resumindo, em versos, alguns cuidados que se deve ter com os bebês.

O evento faz parte da 6ª Jornada de Direitos Humanos do Recife (JDH), que está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH) até o próximo dia 10. Neste fim de semana, o destaque da programação é o 2º Torneio de Vôlei Sentado do Projeto Praia Sem Barreiras, na manhã do domingo (2), das 9h às 13h, na Praia de Boa Viagem, onde também haverá o tradicional banho de mar assistido para as pessoas com deficiência.

Lançado este ano, o Projeto Geração Afeto utiliza técnicas de coaching em oficinas voltadas às mães que participam do Programa Mãe Coruja Recife sobre a importância do afeto para o desenvolvimento infantil. Os encontros são conduzidos pela Gerência da Criança e do Adolescente da SDSJPDDH, junto com a Secretaria Municipal de Saúde. Desde março, foram realizadas 45 oficinas nos dez espaços Mãe Coruja. Das 329 pessoas que participaram, 254 receberam certificados por terem participado de duas ou mais oficinas. O público-alvo são as mães grávidas, sobretudo as adolescentes e as que têm filhos menores de 6 anos, juntamente com os pais das crianças e outros familiares.

A secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho, lembrou que o Projeto Geração Afeto faz parte do empenho da gestão municipal em voltar a atenção das políticas públicas para a primeira infância, visando garantir o desenvolvimento integral dos recifenses de 0 a 6 anos. “Em maio deste ano, o prefeito Geraldo Julio assinou o Marco Legal da Primeira Infância, estabelecendo diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas focadas no desenvolvimento infantil. O Geração Afeto é um dos exemplos do compromisso da nossa gestão com a garantia dos direitos das crianças”.

A gerente-geral da Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa, destacou a intersetorialidade do projeto, que envolve as equipes da Saúde e da SDSJPDDH. “As ações são mais efetivas quando juntamos os esforços de várias secretarias para o desenvolvimento de um bem comum que é o desenvolvimento das crianças. Focamos nelas porque diversos estudos comprovam a importância dos estímulos e do carinho na primeira infância, sobretudo nos primeiros mil dias de vida – que já começam a ser contados da gestação”, explicou a representante da Secretaria de Saúde do Recife.

Durante a cerimônia de certificação, o gerente da Criança e do Adolescente do Recife, Alexandre Nápoles, explicou que, nas oficinas do Geração Afeto, é feito acompanhamento personalizado das mães, rodas de diálogos e atividades para promover as relações afetivas entre as famílias e as crianças em seu processo de desenvolvimento infantil, durante as fases gestacional e da primeira infância, com o objetivo de contribuir para a estruturação da organização familiar, por entender que o aspecto afetivo tem fundamental influência no desenvolvimento intelectual e emocional do sujeito. Segundo o gestor, tenta-se desmistificar a ideia da maioria das famílias de que cuidar da saúde, nessa fase, é só o que importa – deixando de lado o aspecto emocional.

Nos encontros, foram abordados temas ligados ao desenvolvimento infantil e à construção do afeto familiar, preparação para a chegada do bebê, licença maternidade e paternidade, gravidez não programada, a importância das demonstrações de carinho já na gestação, os formatos familiares, como acessar seus direitos, primeiros socorros, a importância de brincar e conversar com as crianças, entre outros assuntos que também são sugeridos pelos participantes.

O gerente da Criança e do Adolescente do Recife também explicou que são utilizadas técnicas de coaching para apoiar as famílias na busca por respostas para a concretização de metas e objetivos afetivos. O facilitador do desenvolvimento infantil realiza perguntas-chaves para estimular as famílias a chegarem às respostas. Ao final de cada encontro, são indicadas tarefas que devem ser realizadas para alcançar as metas traçadas conjuntamente. “O resultado mais impactante do Geração Afeto foi que mais de 90% das mães grávidas que no início do curso afirmavam não desejar a gravidez mudaram de ideia após os encontros, passando a demonstrar um forte sentimento de cuidado e carinho pelo filhos que estavam por vir”.

Uma das testemunhas dessa mudança de postura de algumas mães foi Rafaele da Silva Barbosa, 31 anos, que é atendida no Espaço Mãe Coruja do Ibura. “Uma mãe estava rejeitando a gravidez e depois acabou aceitando, se apaixonando pelo filho e hoje está muito feliz com a criança. Nas oficinas, nós aprendemos a importância de dar carinho ao bebê desde a barriga. Eu não sabia dessas coisas quando tive meu primeiro filho. Gostei muito de ter essa orientação especializada nesta minha segunda gravidez”, contou a jovem depois de receber o certificado.

A cantora Carol Levy ensinou às mães algumas técnicas que ela usa na contação de histórias para crianças, para que as mães possam utilizar nas brincadeiras com os filhos, em casa. “Sei o quanto educar é difícil, mas podemos aproveitar a ludicidade para tornar esse desafio mais prazeroso pros nossos filhos e também pra gente. Temos que respeitar o jeito lúdico da criança para educá-las e também se divertir”, disse a artista que é mãe de duas crianças.

JORNADA – Nesta sexta, outra ação da 6ª Jornada de Direitos Humanos do Recife foi uma feira de serviços realizada no Centro da Juventude de Santo Amaro. A população, sobretudo os moradores da RPA1, tiveram acesso a corte de cabelo, emissão de documentos, feirinha de artesanato, bazar e diversos atendimentos de saúde, como aferição de pressão arterial, vacinação, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite e diabetes. A feira foi promovida pelo Cras de Santo Amaro, ligado à SDSJPDDH. A programação completa da Jornada de Direitos Humanos está disponível no site da Prefeitura do Recife.