Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.11.18 - 08h12

PCR oferta exames gratuitos para HIV e síflis neste sábado (1º)

img_alt

Ao longo deste mês, outras atividades acontecerão em toda a cidade para marcar o Dia de Luta Contra a Aids (Foto: cortesia)

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO AQUI

CONSULTE OS LOCAIS AQUI

Neste sábado, 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Prefeitura do Recife disponibilizará 100 vagas para testagem de HIV e sífilis, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. A ação será aberta para a população em geral e acontecerá das 8h às 12h. Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde também promoverá atividades em outras unidades. O calendário está disponível no Portal da PCR (e em anexo).

Ainda dentro da programação da campanha de prevenção contra HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, conhecida como Dezembro Vermelho, haverá uma oficina para os profissionais que lidam com usuários em situação de rua e que usam álcool e outras drogas. A capacitação será realizada no auditório da Facipe Caxangá, entre os dias 4 e 6 de dezembro.

A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais em mais de 100 unidades de saúde. A lista dos locais está disponível no Portal da Prefeitura do Recife (e em anexo). Além disso, algumas unidades já funcionam com horário estendido (das 17h às 23h) para receber os usuários fora do horário convencional. O cronograma é divulgado todo mês.

Aqui tem Camisinha – Já está disponível para uso na cidade o aplicativo ‘Aqui tem Camisinha’, pelo qual o cidadão recifense poderá, com o uso da internet, localizar a unidade mais próxima para pegar preservativos, além de saber qual a unidade mais próxima para realizar o teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O usuário ainda poderá obter informações sobre quais são as infecções, sintomas e onde buscar tratamento, caso o resultado do teste seja positivo.

Com o diagnóstico e tratamento precoce para as IST, as pessoas com vida sexual ativa passam a ter melhor qualidade de vida, interrompendo ainda a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.  

Dados epidemiológicos – Entre os anos de 1980 e junho/2017, foram registrados no Brasil 882.810 casos de aids, com uma média de 40.000 casos novos/ano. O Nordeste responde por 15,4% do total de casos, correspondendo a 135.952 casos (DIAHV/SVS/MS). No Recife, entre os anos de 1984 e 2017 (dados provisórios até 19/11/2018), foram notificados 10.200 casos de aids, sendo 7.032 homens e 3.168 mulheres. Já as infecções pelo HIV somam 2.369 notificações, com 1.724 homens infectados e 645 mulheres.