Compaz reabrem com atendimentos reduzidos, seguindo protocolos de saúde
Fábricas de Cidadania do Recife foram sanitizadas e voltam a receber gradativamente os usuários. Bibliotecas voltam dia 8, com prioridade para jovens acima de 16 anos das comunidades que estejam estudando para o ENEM/vestibular
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Segurança Urbana, pactuada com a Secretaria de Saúde, reabriu nesta terça (1°) os Centros Comunitários da Paz, os Compaz, para atendimentos parciais à população. Os equipamentos foram sanitizados e vão funcionar das 8h às 16h, inicialmente com os serviços mais solicitados pela população, como CRAS, Procon, Secretária da Mulher e Mediação de Conflitos. Alguns precisam de agendamento prévio. Para essa volta moderada, os três equipamentos ganharam uma arte do artista gráfico Rafa Mattos.
Nesse primeiro momento, os serviços mais procurados foram os pactuados para a volta com capacidade reduzida. Gradativamente, os outros serão retomados. Todos seguindo os protocolos de cuidados e orientações da Secretaria de Saúde do Recife. Por isso, só serão permitidos atendimentos e circulação pelos equipamentos de quem estiver usando máscara, devidamente acoplada no nariz e boca. Além dos banheiros disponíveis para lavar a mão, os Compaz também vão oferecer álcool em gel para os usuários.
As bibliotecas das Fábricas de Cidadania vão abrir na próxima terça (8), pois as equipes estão terminando de organizar os espaços. A prioridade de frequentadores será para jovens acima de 16 anos das comunidades, que vão fazer ENEM/vestibular 2020-2021.
“Estamos seguindo à risca todos os cuidados recomendados pela Secretaria de Saúde. O Compaz é uma centralidade territorial que valoriza a vida. Agora, mais do que nunca, estamos com os cuidados redobrados. É preciso que a população colabore e faça a sua parte também. Essa volta é gradual, lenta e responsável”, ressalta Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana do Recife.
Maria de Lurdes da Silva chegou cedinho ao Compaz Eduardo Campos para ser atendida no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Preciso mudar o endereço da residência para poder manter a tarifa reduzida de energia. Quem tá morando onde eu morava é que tá com o benefício”, explicou a doméstica.
Ana Cláudia da Silva também foi ao equipamento para resolver uma pendência no CRAS. “Minha senha do Bolsa Família não está funcionando e vim saber o que tenho que fazer para consertar isso”, disse a dona de casa, que ficou feliz com a reabertura do Compaz. “É muito bom para comunidade ter um local que resolve um monte de coisa perto de casa. Ficou ótimo”, vibra a dona de casa.
Confira os horários dos serviços de cada equipamento:
Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha)
PROCON
Dias de atendimento: terça a sexta-feira.
Horário: 8h às 13h.
CRAS
Dias de atendimento: terça a sexta-feira
Horário: 8h às 16h.
SECRETARIA DA MULHER
Dias de atendimento: terça a sexta-feira.
Horário: 13h às 16h.
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Dias de atendimento: terça e quinta-feira.
Horário: 9h ao meio-dia
PISTA DE COOPER
Dias de atendimento: terça a sexta-feira.
Horário: 5h às 8h e 16h às 18.
Número máximo de pessoas simultaneamente: 40.
BIBLIOTECA AFRÂNIO GODOY
A partir do dia 8 de setembro
Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h
Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro)
SECRETARIA DA MULHER- Especializado de Atenção às Mulheres
Atendimento: terça a sexta - 9h às 15h
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Atendimento: quarta a sexta - 13h às 15:00 – Agendamento
CRAS
Atendimento: Cadúnico - terça a sexta - 8h às 15h
Demais atendimentos do CRAS - terça a sexta - 8h às 16h
JUNTA DE SERVIÇO MILITAR
Data de Reabertura: 08.09.2020
Atendimento: terça a sexta - 8h às 12h
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Atendimento: terça e quinta - 9h às 14h
PROCON
Atendimentos: terça a quinta - 8h às 13h
Audiências: Sexta-feira – 8h30 às 12:30 – Agendamento
BIBLIOTECA CARLOS PERCOL
Atendimento: a partir do dia 8 de setembro
De terça a sexta, das 9h às 16h
Compaz Miguel Arraes (Caxangá)
CRAS
Atendimento: terça a sexta, das 8h às 16h
PISTA DE COOPER
Dias de atendimento: Terça à sexta-feira.
Horário: 5h às 8h e 16h às 18.
Número máximo de pessoas simultaneamente: 40.
BIBLIOTECA JÚLIA SANTIAGO
Atendimento: a partir do dia 8 de setembro
De terça a sexta, das 9h às 16h