Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 30.11.20 - 14h27

Futsal feminino marca presença na programação de reabertura do novo Geraldão

img_alt

No primeiro jogo-treino após a inauguração do complexo multiuso, equipe do Garra derrotou o Geração Garra por 10x7; pelo masculino, Sport 7x3 ASEC Caruaru (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

Uma chuva de gols marcou a primeira noite dos jogos-treino no novo Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), inaugurado na quinta-feira (24) pela Prefeitura do Recife. O futsal feminino teve a honra de fazer a partida de estreia no complexo multiuso, que terminou com a vitória do Garra sobre o Geração Garra, pelo placar de 10x7. Na mesma modalidade, as equipes masculinas de futsal adulto do Sport e do ASEC Caruaru se enfrentaram, com os rubro-negros vencendo por 7x3.

Os jogos-treino começaram na noite desta sexta (25), sem público e seguindo todos os protocolos sanitários, e acontecerão até a segunda (28), reunindo também times de vôlei, basquete e handebol. Atuando com a camisa 4, a fixa Bicê, do Geração Garra, inscreveu seu nome na história ao balançar pela primeira vez, com um forte chute, as redes do novo Geraldão. “Fiquei muito feliz por inaugurar o ginásio com um gol. Foi muito gratificante”, afirmou. As duas equipes foram as finalistas da modalidade futsal do Recife Bom de Bola, campeonato realizado pela Prefeitura do Recife.

Após a vitória de seu time contra os caruaruenses, o técnico do Sport, Vanildo Neto, não escondeu a emoção pelo retorno do Geraldão. “Joguei aqui na época do colégio e fui campeão brasileiro Sub-17, como treinador da seleção pernambucana. É uma honra retornar para esse ginásio, que agora é de primeiro mundo. Estou muito feliz por ver o Geraldão desse jeito e imagino o dia em que ele voltará a ficar lotado”, afirmou.

O presidente da Federação Pernambucana de Futsal, Luiz Cláudio de Carvalho, ressaltou a qualidade do equipamento. “Conheço ginásios do mundo inteiro e tenho certeza de que o novo Geraldão atende a todos os padrões internacionais de eventos. Sua reinauguração marca o retorno dos esportes coletivos não só no Recife, mas no Estado inteiro”, avalia, destacando a grande afinidade do local com a modalidade. “Em 1970, a primeira partida de esporte coletivo aqui foi de futsal, entre Pernambuco x Fluminense. O Geraldão traz uma energia muito positiva”.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, explica que a série de jogos-treino servirá como teste para o complexo multiuso. “Em outubro, retomaremos gradualmente as atividades esportivas voltadas para a população. A partir daí, aguardaremos as novas flexibilizações para lançarmos novas atividades, pouco a pouco, até que possamos voltar a ter grandes eventos no Geraldão”, destaca.

PROGRAMAÇÃO - No sábado, às 15h, o jogo-treino reúne os finalistas masculinos de futsal do Recife Bom de Bola (Os Mixadores x Ladeira FC), enquanto que os times de handebol de Sport x Clube Português entram em quadra às 16h30. A programação continua na manhã do domingo, a partir das 9h, com o jogo-treino de Vôlei Sentado masculino entre o Náutico e a seleção de Alagoas, seguido às 10h30 pelas equipes femininas de vôlei de Santa Cruz x Sport. Encerrando as atividades, às 18h30 da segunda (28), acontecem as disputas de basquete entre Uninassau x Uninabuco, no feminino, e entre Sport x APAE/Fitcamp, no masculino, às 20h.

No dia 5 de outubro, serão gradualmente retomadas as atividades esportivas gratuitas oferecidas à população, inicialmente com cerca de 350 alunos de Natação, Karatê, Dança Popular e Pilates, nas categorias Juvenil e Adulto. Para garantir a segurança sanitária durante a pandemia da covid-19, os atendimentos presenciais e visitas técnicas ao Geraldão só poderão ocorrer com agendamento prévio, levando em conta o distanciamento social, higienização do ambiente e das mãos e o uso de máscara.