Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.11.20 - 09h24

Hospital da Mulher encerra Outubro Rosa com mais de 350 mamografias feitas e 645 agendadas

previsão inicial era de fazer 240 exames por demanda espontânea, mas já foram feitos mais de 350, além dos 360 que o hospital realiza regularmente

 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, encerra oficialmente a programação do Outubro Rosa na próxima quinta-feira (29). Durante todo o mês, o HMR realizou mamografias por livre demanda, sem necessidade de marcação, para mulheres com 50 a 69 anos. A princípio, a meta era realizar 240 mamografias, mas a demanda foi bem maior e terminou fazendo mais de 350 exames, além dos 360 que o Hospital realiza cotidianamente.

O balanço final será anunciado na próxima quinta (29), a partir das 9h, com a participação da Miss Pernambuco 2020, Guilhermina Montarroyos, que entregará ao HMR dois lenços da Campanha Laços do Bem -  ação nacional em reconhecimento por iniciativas que contribuem para a prevenção do câncer de mama.

Além dos mais de 700 exames feitos somente neste mês, outros 645 foram agendados para os próximos meses. “Fizemos um esforço muito grande para atender todas as mulheres que nos procuraram nesse período, sem deixar de fazer as mamografias encaminhadas pelas unidades básicas de saúde”, ressalta a diretora-geral do HMR, Isabela Coutinho.

Em uma parceria com o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), no Outubro de Rosa deste ano, as pacientes do HMR cujas mamografias apontaram indícios de lesão maligna foram encaminhadas diretamente para tratamento no HCP. O Hospital da Mulher é uma unidade da Prefeitura do Recife que é administrada pelo HCP Gestão (organização social de saúde do Hospital de Câncer).

A programação do Outubro Rosa do HMR também incluiu, além de exames, atividades educativas e preventivas. Neste mês, mais de 800 máscaras faciais foram distribuídas para pacientes e acompanhantes, enquanto 130 usuárias assistiram a palestras dos mais variados temas relacionados à prevenção ao câncer de mama.

 

Balanço até o dia 27.10 (terça-feira) –

Mamografias

350 mamografias realizadas da campanha Outubro Rosa  +  360 mamografias realizadas do agendamento cotidiano.  

645 mamografias agendadas – campanha Outubro Rosa

Total Geral – 1.355 entre realizadas e agendadas

Palestras e Distribuição de Material

800 máscaras faciais distribuídas para pacientes e acompanhantes

130 pessoas participantes nas palestras alusivas ao Outubro Rosa

 

Serviço:

Encerramento Campanha Outubro Rosa 2020 – Hospital da Mulher

Dia 29 de setembro (quinta-feira)

Hora: 9h

Ações: Balanço Final da Campanha; palestra expositiva de Dra. Isabela Coutinho (diretora geral do HMR e ginecologista/obstetra) sobre os cuidados com a mama nos outros meses do ano; serviço do mamógrafo móvel e campanha Laços do Bem.