Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 30.11.20 - 08h34

No Dia da Árvore, Prefeitura do Recife realiza plantio simbólico no Ipsep

img_alt

Nos últimos sete anos, a cidade ganhou mais de 56 mil árvores para ampliar a cobertura verde (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais do que embelezar a nossa cidade, as árvores têm um papel fundamental na qualidade de vida da população. Neste dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore, a Prefeitura do Recife realiza um plantio simbólico de 6 mudas das espécies sibipiruna e pau-ferro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), em uma praça localizada na Rua Jean Emille Favre, 355, no bairro do Ipsep, às 8h, reforçando o marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas com o aumento da área verde da cidade.

Para ampliar a cobertura verde da cidade, a Prefeitura do Recife plantou mais de 56 mil árvores ao longo dos últimos sete anos.  “As duas espécies escolhidas para o plantio neste Dia da Árvore são nativas da Mata Atlântica e de grande porte. A sibipiruna, por exemplo, é uma árvore que pode atingir de 8 a 20 metros de altura, com folhagens amarelas e bastante encontrada nas ruas das cidades”, explica a chefe do setor de Arborização da SMAS, Alessandra Carvalho. Somente em 2019, foram plantadas 11.051 novas árvores, prioritariamente nativas da Mata Atlântica. Incentivar o contato de moradores com o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida, transformar a paisagem das ruas e avenidas, enfrentar as mudanças climáticas são algumas funções das árvores na área urbana.

O mais importante é o compartilhamento de práticas para engajar a população nos programas de arborização, como a Maratona Verde, uma iniciativa inédita da Prefeitura do Recife realizada em 2019 com o plantio de 10 mil árvores na cidade no período de uma semana, envolvendo todos os setores da sociedade. Através do Bora Plantar?, moradores também podem se sentir parte de todo o processo de arborização ao solicitar o plantio de uma árvore na sua rua ou calçada por meio do telefone 156. Vale lembrar, também, que a Prefeitura dispõe de um viveiro florestal no Jardim Botânico do Recife, onde são produzidas 1,2 mil mudas ao ano para serem plantas em toda a cidade. Estima-se que a capital pernambucana tenha cerca de 261.313 mil árvores espalhadas pelos logradouros urbanos.

O plantio segue um protocolo com regras estabelecidas pelo Manual de Arborização Urbana desenvolvido pela Prefeitura do Recife em 2013 e disponível gratuitamente pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade no linkhttps://bit.ly/2RzhMeC. Dessa forma, o planejamento considera espécies que se adaptem às características dos passeios públicos, isto é, não tenham frutos, folhas ou flores que escorregam ou raízes pouco profundas, por exemplo. “Para todo plantio é feito um planejamento. É muito importante pensar no tamanho das árvores, a produção de vapor da água, a sombra, a interferência e claro, as espécies que priorizamos da Mata Atlântica. Todas as mudas que plantamos na cidade saem do viveiro do Jardim Botânico, uma espécie de berçário das árvores”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho. Durante o período de pandemia, as atividades de plantio coletivo realizadas pela SMAS ficaram suspensas para evitar a disseminação da covid-19 e retornam de forma gradual, cumprindo os protocolos das autoridades sanitárias. 

 

Serviço

Dia da Árvore: Plantio simbólico no Ipsep 

Data: 21 de setembro de 2020

Horário: 8h

Local:Rua Jean Emille Favre, 355, no bairro do Ipsep
Ponto de referência: Em frente à Faculdade Boa Viagem