Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.11.20 - 18h24

PCR abre inscrições para curso online e gratuito de introdução à programação

O Programa Conexões Periféricas é voltado para jovens de 16 até 25 anos e que residem nas periferias do Recife
 
 
Jovens entre 16 e 25 anos residentes no Recife poderão se inscrever, a partir desta quarta-feira (7), no Programa Conexões Periféricas para ter acesso a aulas online e gratuitas sobre programação web. O Conexões Periféricas é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), em parceria com a ONG Coque Conecta e a empresa de consultoria em software ThoughtWorks. Ao todo, serão disponibilizadas 25 vagas. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário disponível no link https://bit.ly/CursoConexoesPerifericas até o dia 17 de outubro.
 
"O objetivo do Programa Conexões Periféricas é chegar até os jovens e introduzi-los ao universo da linguagem da programação. O conteúdo do curso pretende promover o empoderamento digital e estimular a criatividade com o intuito de fortalecer o senso de protagonismo e liderança através da tecnologia. Por isso, buscando garantir as diversidades racial, de gênero e de orientação sexual, 70% das vagas serão reservadas a jovens negros e LGBTQIA+", reforça o secretário executivo de Juventude do Recife, Gabriel Leitão.
 
Para serem selecionados, os jovens devem atender aos seguintes requisitos: residir no Recife e ter entre 16 e 25 anos de idade; ter concluído o Ensino Fundamental até o início do Programa; possuir dispositivo eletrônico com acesso à internet. Além disso, possuir conhecimento em inglês será um diferencial e o fator econômico e territorial também serão relevantes para a seleção, assim como a diversidade racial, orientação sexual e gênero.
 
O resultado da seleção será divulgado no site e no Instagram da Coque Conecta (coqueconnecta.ong.br / instagram.com/coqueconnecta) na tarde do dia 21 de outubro. Além de atender aos requisitos, o processo de seleção levará em consideração a qualidade das respostas do formulário. Após o fechamento da turma com as 25 vagas, os demais inscritos ficarão numa lista de espera. Os critérios serão avaliados por uma comissão composta por um representante de cada uma das instituições parceiras.
 
O curso, que será online, terá início no dia 26 de outubro de 2020 e acontecerá até o dia 12 de fevereiro de 2021. As aulas remotas acontecerão três vezes por semana, com duração de até 1h30 cada, totalizando 54 horas de atividade.

 

CRONOGRAMA DE FASES DA SELEÇÃO

Data

Fases da Seleção - Conexões Periféricas 2020

07/out

Início das Inscrições

 

17/out

Término das Inscrições

 

18/out

Fase de Seleção

 

20/out

Término da Seleção

 

21/out

Publicação do resultado

 

22/out

Remanejamento lista de remanejamento *Em casos de desistência

 

23/out

Publicação da lista final *Em casos de desistência

 

26/out

Início das Aulas

 



CONTEÚDO DO PROGRAMA CONEXÕES PERIFÉRICAS 2020

Conteúdo de desenvolvimento pessoal

1. Hard skills e soft skills

2. Liderança juvenil/ Cidadania ativa: coletividade e individualidade

3. Os Direitos das Juventudes – Estatuto da Juventude;

4. Mundo do trabalho/ Empreendedorismo/ Criatividade e inovação;

5. Modelagem de negócio - Setor 2.5

6. A experiência da TW em tecnologia – emprego.

Conteúdo de desenvolvimento na área de programação Web:

1. Introdução a Algoritmos

2. Introdução a Linguagem de Programação JavaScript

1. Estruturas de dados

2. Estruturas de decisão, repetição

3. Funções

4. Básico do DOM (Document Object Model)

3. Introdução a HTML + CSS

4. Boas práticas de programação