NOTÍCIAS

Administração | 30.11.20 - 20h29

PCR divulga o que abre e fecha neste Dia de Finados (02/11)

 

A Prefeitura do Recife informa que os serviços públicos municipais tem funcionamento especial na próxima segunda-feira, 2 de novembro, em função do Dia de Finados. Com o objetivo de proporcionar mais segurança ao público durante a celebração, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realizou diversos serviços nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea). Neste ano, a visitação ocorre normalmente com algumas orientações de higiene, e com a suspensão das missas tradicionais da programação municipal como medida de prevenção contra a disseminação da covid-19. 

 

Confira abaixo o que abre e fecha no feriado de Finados:  

 

CEMITÉRIOS - A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realizou diversos serviços nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea). As necrópoles estarão abertas à visitação entre das 7h às 18h no dia 2 de novembro e só será permitida a entrada de visitantes com máscara para visitar os túmulos dos seus entes queridos. A Emlurb recomenda que a população leve os dados da pessoa falecida para identificação do local de sepultamento. A PCR trabalha de forma contínua na conservação dos cemitérios da cidade, com o objetivo de garantir conforto e estrutura adequada durante o ano todo. A preparação específica para o Dia de Finados conta com um reforço nos serviços de limpeza e manutenção, inclusive com álcool em gel para higienização das mãos dos visitantes nos acessos aos cemitérios. Para o feriado, a Emlurb montou um esquema especial de limpeza, que terá início às 6h, com expectativa de término às 22h. Ao todo, serão 230 servidores trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno. Ficam também à disposição dos visitantes, na administração dos Cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.

TURISMO E LAZER - Vai ter Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife em dobro nos próximos dias. Domingo (1) e segunda-feira (2), serão bons dias para colocar as magrelas nas ruas e curtir o percurso exclusivo e privilegiado que passa por vários atrativos turísticos da cidade. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funciona aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h. Atualmente, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife conta com 160km porque as rotas montadas são conectadas com ciclofaixas e ciclovias já existentes na cidade.

Outra opção de lazer ao ar livre é curtir os parques da cidade, que também estarão abertos normalmente.

 

JARDIM BOTÂNICO -Nesta segunda-feira (02), Dia de Finados, o Jardim Botânico do Recife estará fechado para manutenção. O espaço volta a receber o público normalmente de terça a domingo, das 09h às 15h, com entrada gratuita. Quem deseja conferir as belezas do local não precisa agendar, pois o equipamento público recebe até 300 pessoas por vez, na saída de um grupo, outro será liberado para entrar no espaço.  

ESPORTES - As Academias Recife geridas pela PCR fecham nesta segunda (2), assim como as atividades físicas realizadas no Geraldão e nos Compaz.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta segunda-feira (2). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na terça-feira (3) a partir das 9h até às 12h.     

SAÚDE - Nesta segunda-feira (2), feriado de Finados, a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na terça-feira (3). Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro). 

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado para atendimento multiprofissional no Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, e para realização de partos de alto risco (mediante encaminhamento da Central de Regulação do Estado). Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, estarão abertas também as Maternidades Barros Lima, Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques.

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriado, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na terça-feira (3).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta segunda-feira (2), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. Na terça-feira (3), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

MERCADOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam com horário especial na segunda-feira (2), das 6h às 13h. No sábado (31) e no domingo (1°), o funcionamento é normal: das 6h às 18h e das 6h às 13h, respectivamente. 

HOSPITAL VETERINÁRIO -O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nesta segunda-feira (02), por ocasião do Feriado do Dia de Finados. As atividades voltam na terça-feira (03), ainda mantendo apenas os atendimentos de emergência, das 9h às 17h, de segunda a sexta. O Hospital Veterinário do Recife fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

SEGURANÇA - Devido ao feriado de Finados, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados nesta segunda-feira (02). Os equipamentos voltam às atividades na terça(03). É obrigatório o uso de máscara e respeitar o distanciamento social dentro dos espaços públicos municipais.

PROCON RECIFE - O Procon Recife informa que não haverá atendimento presencial ou audiências online nesta segunda-feira (02), por ocasião do Feriado do Dia de Finados. As atividades presenciais e online voltam na terça-feira (03), de acordo com agendamento realizado através do site procon.recife.pe.gov.br. Reclamações podem ainda ser feitas pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.