Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 30.11.20 - 14h37

PCR lembra o Dia Mundial sem Carro com entrega de ciclofaixa, nova travessia para pedestres na Agamenon e campanha educativa online

As ações fazem parte da Semana Nacional do Trânsito e vêm como marco para comemorar o alcance da meta das Nações Unidas para redução de mortes no trânsito. Recife é uma das cinco capitais brasileiras que conseguiram atingir redução de 50% o número de óbitos nas vias

 

Quem anda no território do Recife tem percebido as diversas mudanças na cidade. O percurso tem sido mais seguro, especialmente para aqueles que caminham ou usam a bicicleta. É o que demonstram os números do relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito do Recife (Compat), que apontam que o Recife alcançou a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos acidentes de trânsito nesta década. Por isto, amanhã (terça-feira, 22), o Dia Mundial sem Carro, a cidade vai comemorar: para mostrar à população novas possibilidades de deslocamento, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregará a II Etapa da Rota Othon Paraíso, na Zona Norte da cidade e também uma travessia semaforizada para pedestres e ciclistas na Avenida Governador Agamenon Magalhães, sob o Viaduto da Avenida Norte. Neste local, agentes de trânsito farão uma blitz educativa para orientar sobre o respeito à nova sinalização. Os artistas da Trupe da CTTU também prepararam um material com dicas de segurança no trânsito que está disponível para as crianças.

II Etapa da Rota Othon Paraíso tem 1 km de extensão e passa pela pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães, no sentido Olinda, no trecho entre a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar e a Avenida Doutor Jayme da Fonte. Ela também faz a travessia pelo Pontilhão sob o viaduto da Avenida Norte para continuar pela pista local no sentido Centro e se conectar à primeira etapa da Rota Othon Paraíso, assim como com a Rota Josias de Albuquerque (Santo Amaro) e a Ciclovia da Avenida Norte. Essa ciclofaixa também faz conexão com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, que liga as cidades de Olinda e Recife.

Além disso, uma nova travessia de pedestres semaforizada será entregue na Avenida Governador Agamenon Magalhães, na altura do Viaduto da Avenida Norte. A nova sinalização vai permitir uma diminuição de 87% no tempo de percurso para travessia dos que andam a pé e ainda mais segurança viária para esse público, que é o mais sensível no trânsito. A travessia sobre o canal foi feita em parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e tem uma escada para pedestres, além de rampa adaptada para ciclistas.

Até o final do mês, o Recife completará 140 km de malha cicloviária, o que representa um aumento de 480% desde 2013, quando a cidade tinha 24 km de rotas cicláveis. Apenas durante a pandemia da covid-19, já foram implantados 24,1 km de ciclofaixas que se interligam umas às outras, de forma que os cidadãos tenham cada vez mais opções de transporte pela cidade. Em 2019, Recife foi eleita a 4ª capital com a rede cicloviária mais completa e acessível do Brasil pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Este ano, a capital foi colocada entre as 10 melhores do país na área de mobilidade e acessibilidade pelo Ranking Connected Smart Cities – 2020.

De acordo com a pesquisa de origem e destino feita pelo Instituto Pelópidas Silveira, 51% das pessoas que se deslocam para o trabalho utilizam o transporte público e 34% são pedestres, enquanto 12% utilizam carros e 3% a bicicleta. Por isso, a PCR tem focado em uma mobilidade sustentável e para as pessoas. Os pedestres que têm andado pela Avenida Governador Agamenon Magalhães, via arterial do Recife, têm gastado, em média, 50% a menos de tempo nos percursos de travessias das principais interseções da via. Isso porque a Prefeitura do Recife entregou uma série de intervenções que, além de ordenar o fluxo de veículos para implantação da Faixa Azul, também fez diversos novos desenhos na via para facilitar a mobilidade dos pedestres. Ao todo, foram outras seis ao longo da via, nas interseções entre a as ruas João Asfora, do Paissandu, Henrique Dias, Joaquim Nabuco, Avenida Rui Barbosa e Praça do Derby.

Para a criançada que já estava com saudade da Trupe da CTTU, ela está de volta e prepararam vídeos educativos, disponíveis de forma gratuita para todas as escolas da cidade e também para os pais e responsáveis que desejarem mostrar aos pequenos. Para ter acesso, os educadores podem fazer o download do material diretamente pelo link https://bit.ly/2Heuiyr. Nos vídeos, os personagens Faixa Amiga, Plaquita, Super Semáforo, Zé Legal e Trombada se reencontram para dar dicas de segurança no trânsito.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, comemora a intervenção e o rumo que a cidade tem tomado. “Ao longo dessa gestão, nós conseguimos fazer grandes mudanças que representam verdadeiras quebras de paradigmas. Mais espaço para ciclistas e pedestres, democratização e ocupação do espaço público, tudo isso exige uma mudança de cultura que gestão nenhuma consegue sem o apoio da população, por isso, essas são conquistas grandes que foram construídas em conjunto com todo o povo do Recife”, destaca a gestora.

ACIDENTES DE TRÂNSITO - O ano de 2020 foi a data de término para alcance da Meta Global de Redução de Acidentes, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Apenas cinco capitais no país alcançaram a meta de reduzir em 50% o número de óbitos no trânsito e o Recife está entre elas. De acordo com os dados do Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito do Recife (Compat), a cidade teve redução de 50,4% de óbitos entre 2011 e 2018 (última contabilização do Compat).

Ainda de acordo com os dados do Compat, cuja contagem mais recente foi o ano de 2018, o perfil das vítimas de acidentes de trânsito são de homens (86%), em sua maioria entre 20 e 59 anos (64,8%). Quanto aos fatores de risco identificados nos acidentes de trânsito com vítimas fatais em 2018, destacam-se o uso de álcool, transitar em local proibido e excesso de velocidade. 

Quanto à infração por excesso de velocidade, os dados de infrações de trânsito da CTTU demonstraram, em 2020, um índice de desrespeito durante o período de maior distanciamento social devido à Pandemia da covid-19, que deixou as ruas com menos carros. Entre janeiro e maio desde ano, houve um aumento de 42% nas infrações por transitar em mais de 50% acima da velocidade superior à regulamentada, um dos principais agravantes de acidentes de trânsito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

MUDANÇA DE CIRCULAÇÃO – Para viabilizar a implantação da II Etapa da Rota Othon Paraíso e a nova travessia de pedestres, a CTTU implantará, a partir da terça-feira (22), uma mudança de circulação que consiste na eliminação do sentido duplo na via local da Avenida Agamenon Magalhães, no trecho que vai do Pontilhão sob a Avenida Norte até a Rua Professor Othon Paraíso, e, do lado oposto, do Pontilhão até a Avenida Doutor Jayme da Fonte. Essas pistas locais passarão a ser sentido único, inverso ao da pista central, fazendo um binário. Dessa forma, quem estiver na Agamenon Magalhães em direção a Boa Viagem e desejar acessar a Rua Professor Othon Paraíso, deve utilizar o binário com a pista local em seu acesso após a Academia da Cidade. Já para quem vai no sentido Olinda e desejar acessar ruas como Nova Londrina, Anchieta, Beatriz ou Engenho Jiqui, deverão virar à direita na Rua Jayme da Fonte para pegar o binário e acessar essas e demais vias locais.