Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 30.11.20 - 18h41

PCR oferta atividades esportivas gratuitas com professores renomados no CSU Bido Krause

“Supertime” formado por Cristiano Rocha, Erivaldo Souza (Alemão), Adalberto Nóbrega e Bruno Barbosa comanda aulas de Handebol, Basquete, Voleibol e Futsal; há vagas disponíveis

Cristiano Rocha tem experiência como treinador e auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Handebol. Erivaldo Souza, o Alemão, foi campeão e vice brasileiro de Basquete pelo Sport. Adalberto Nóbrega treinou a equipe rubronegra na Superliga de Voleibol e já formou atletas de seleção em seus 20 anos de carreira. Bruno Barbosa já foi campeão da Copa BR de Futsal e conquistou seis títulos pernambucanos pelo Santa Cruz e Sport. Esse “supertime” faz parte da equipe esportiva da Prefeitura do Recife e está reunido para dar aulas gratuitas de suas modalidades no Centro Social Urbano (CSU) Bido Krause, no bairro do Totó. Podem se inscrever moradores do Recife na faixa etária de 12 a 59 anos.

As atividades seguem os protocolos sanitários de cada modalidade e fazem parte do programa Recife Ativo, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que leva políticas de esporte e lazer para as comunidades. No CSU Bido Krause, existem 400 vagas nas quatro modalidades (100 em cada) e, para se inscrever, basta comparecer ao local nos horários de aula e procurar o professor. “Nossas atividades têm profissionais muito qualificados, fruto de um processo de Seleção Simplificada realizado com transparência e rigor técnico. Foi assim que conseguimos treinadores de nível internacional e de seleção”, afirma a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques. As aulas de Dança e Funcional, que já eram oferecidas no CSU, foram retomadas.

Com a autoridade de treinador da Seleção Brasileira Juvenil Feminina e auxiliar técnico da Seleção Brasileira Feminina Olímpica de Handebol, Cristiano Rocha explica que as aulas são por demanda espontânea, ou seja, quem estiver no CSU pode vivenciar as modalidades. “Isso é muito importante, porque permite aos jovens participar de várias delas. Como somos técnicos de clubes e seleções, podemos descobrir grandes talentos para o esporte. Foi mais um golaço da PCR, que consegue oferecer oportunidades para as pessoas da Zona Oeste vivenciarem as modalidades com grandes profissionais, no mais alto nível, o que contribui para manter a chama esportiva acesa em cada uma delas”, destaca. 

“A iniciativa de incentivar a prática esportiva no Bido Krause é de fundamental importância. Já identificamos a presença de várias crianças e adolescentes praticando esportes no CSU e, com nossa orientação, eles poderão ter uma melhor qualificação técnica e, num futuro próximo, fazer parte das grandes equipes do esporte pernambucano”, acrescenta Adalberto Nóbrega, técnico tricampeão brasileiro de voleibol universitário, campeão brasileiro juvenil em 2006 com a seleção pernambucana e que já comandou o feminino do Sport na Superliga A e B.

Atual treinador de futsal do Sport e com atuação no Santa Cruz entre 2010 e 2017, Bruno Barbosa já comandou a seleção pernambucana Sub-8 e Sub-9. Seu currículo inclui seis títulos pernambucanos, além da conquista da Copa BR, no Rio de Janeiro, em 2016. “Nossos alunos no CSU estão tendo a chance de conhecer modalidades que não fazem parte do dia a dia deles, como o handebol e o basquete. Eles podem se identificar com o esporte e, quem sabe, receber convite para treinar nos clubes. Futuramente, poderão até ganhar bolsas escolares ou universitárias. As atividades são um caminho também para afastá-los das drogas”, ressalta.

Só nessa década, Erivaldo Souza, o “Alemão”, foi campeão e vice brasileiro feminino de basquete como auxiliar técnico pelo Sport Club do Recife, vice-campeão e terceiro colocado pela Uninassau, além de conquistar três títulos nacionais universitários. Os 30 anos de carreira renderam também 57 títulos de jogos escolares estaduais e 13 regionais, entre diversos outros. “Com o trabalho no CSU, quero dar oportunidades para os jovens carentes crescerem na vida através do esporte. Além de formar atletas, queremos que eles melhorem como pessoas e cidadãos”, afirma. 

 

Confira a programação:

 

O CSU Bido Krause fica na rua Onze de Agosto, s/n, Totó.

 

Segundas

- Dança 17h30 às 18h30

 

Terças e Quintas

- Funcional 9h às 12h / 15h às 18h

 

Terças e Quartas

- Voleibol 8h as 12h / 14h às 17h

 

Quartas e Sextas 

- Futsal 8h às 12h / 14h as 17h

 

- Handebol 8h às 12h / 14h às 17h

 

- Basquete 8h às 12h / 14h às 17h