Prefeitura do Recife requalifica Unidade de Saúde da Família na UR-10
Na manhã desta terça-feira, o prefeito Geraldo Julio esteve na Unidade de Saúde da Família (USF) UR-10/Ilda Rodrigues. A unidade de saúde está renovada e foi totalmente requalificada para atender aos moradores da UR-10/Cohab, na Zona Sul do Recife. Com investimento de R$ 200 mil, a unidade passou por obras de melhoria na estrutura física e aquisição de novos mobiliários.
“Mais uma unidade de saúde completamente requalificada. É muito importante a gente fazer grandes unidades como o Hospital da Mulher, o Hospital do Idoso, especialidades, mas é muito importante também cuidar da Atenção Básica. A gente está reformando todas as unidades e essa aqui USF Ilda Rodrigues fica na UR-10, uma unidade muito bem construída, que agora está toda reformada requalificada, preparada para os profissionais de saúde puderem fazer o trabalho com o amor e o carinho que eles sempre fazem mas agora com a insfraestrutura adequada também. São 7500 pessoas que são atendidas por essa unidade”, destacou Geraldo Julio.
Entre as intervenções feitas na USF, estão a pintura, substituição do telhado, colocação de novas instalações elétrica e hidráulica, revestimento cerâmico nas paredes de diversos ambientes e compra de novos aparelhos de ar condicionado. A unidade também ganhou uma sala para os agentes comunitários de saúde (ACS). Além disso, a farmácia foi deslocada para área frontal da unidade, facilitando a retirada de medicamentos por parte dos usuários.
Para que o atendimento à população não fosse interrompido durante a reforma, a Secretaria de Saúde do Recife precisou dividir a unidade de saúde em dois setores. Cerca de 7.500 pessoas são cadastradas na USF UR-10, onde os atendimentos são realizados por duas equipes de Saúde da Família compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ACS, além de uma equipe de Saúde Bucal, que conta com cirurgião-dentista e auxiliar de saúde bucal.
A USF Ilda Rodrigues oferece consultas médicas e de enfermagem, preventivo ginecológico, atendimentos para planejamento familiar, pré-natal e puericultura; entrega de medicamentos, vacina, curativos, atendimento odontológico e testes rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C. Os ACS realizam visitas às casas, fazem busca ativa de gestantes e de pacientes com tuberculose ou hanseníase, além de promoverem outras ações nas comunidades.
Somente neste ano, mais de 40 equipamentos de saúde da Prefeitura do Recife passaram por intervenção na estrutura física, como unidades da Atenção Básica, policlínicas, maternidades, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), polos do Programa Academia da Cidade e outros prédios e equipamentos ligados à Sesau. A Prefeitura do Recife já investiu mais de R$ 40 milhões na requalificação e manutenção da rede municipal de saúde, desde 2013.