Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDEC

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 30.11.20 - 10h29

Recife é a cidade mais inteligente e conectada do Norte e Nordeste, segundo estudo especializado

 
Capital pernambucana ocupa também a 15ª colocação nacional no Ranking Connected Smart Cities, mais importante pesquisa do País sobre o tema

Recife manteve a liderança no conceito de cidade inteligente e conectada no Nordeste e ainda saltou oito posições, saindo do 23º para o 15º lugar entre os municípios brasileiros. Estes dados fazem parte da 6ª edição do Ranking Connected Smart Cities, estudo anual que foi divulgado na tarde da terça-feira (8) durante o evento nacional Connected Smart Cities Digital Xperience, que acontece até a próxima quinta (10).

Levando em conta os impactos econômico, social e ambiental, e dividindo a pesquisa em eixos como Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo e Mobilidade, o ranking mapeia todos os 673 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes destacando bons exemplos no desenvolvimento de uma cidade mais moderna, empreendedora, sustentável e melhor para a vida das pessoas.

“Saímos da 23ª para a 15ª colocação no ranking nacional, um salto importante que determina e verifica a melhora nos indicadores da cidade do Recife pelas ações desenvolvidas na prefeitura e através das parcerias com diversos órgãos e entidades da iniciativa privada, principalmente com os ligados às áreas de pesquisa, tecnologia e inovação”, comenta Guila Calheiros, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife.

Entre os eixos nos quais Recife se destacou estão o de Empreendedorismo, no qual ocupa a 8ª colocação nacional, Tecnologia e Inovação, conquistando o 11º lugar no ranking, Mobilidade e Acessibilidade, em 9º lugar, e Saúde, 12º. O eixo de Tecnologia e Inovação cita o grande número de espaços para o desenvolvimento de inovação, sendo 13 incubadoras de empresas e o Porto Digital, e as 43 ligações de internet para cada 100 habitantes como pontos que impulsionaram a boa qualificação no estudo.

Recife também foi a única de todo o Norte e Nordeste a figurar no top 20 do estudo realizado pela consultoria Urban System em parceria com a Necta, idealizadora da plataforma Connected Smart Cities. A Urban System é responsável por pesquisas como a “Melhores Cidades para Negócios” da revista Exame.

Este ano, as cidades consideradas as mais inteligentes e conectadas no ranking Connected Smart Cities foram São Paulo (SP), em primeiro lugar, Florianópolis (SC), em segundo, e Curitiba (PR), em terceiro. Fazendo o recorte nordestino da pesquisa, após o Recife temos Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que aparecem em 27º e 29º, respectivamente.

O secretário Guila Calheiros participa do Connected Smart Cities Digital Xperience na próxima quinta-feira (10), ao lado de outros gestores municipais do Brasil, em um painel sobre a promoção do empreendedorismo nas cidades.

Os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis no site: http://ranking.connectedsmartcities.com.br/.