Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 30.11.22 - 16h44

11ª Mostra de Circo começa amanhã com mais de 50 artistas na programação

img_alt

Além de ocupar seu lugar cativo no Sítio Trindade, a Mostra vai se espalhar por toda a cidade, com atividades gratuitas e abertas ao público, convidando o Recife inteiro ao picadeiro. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Entre os próximos dias 1 e 4 de dezembro, o Recife todo vai virar picadeiro para celebrar a arte milenar do circo. Com programação gratuita e aberta ao público, a 11ª edição da Mostra de Circo do Recife, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai espalhar emoção e gargalhada, apresentando ao respeitável público da cidade 8 espetáculos, 32 números e 4 intervenções.

 

A Mostra tomará conta do Sítio Trindade, seu picadeiro cativo, nesta 11ª edição de retomada, que distribuirá ainda piruetas, mágicas e palhaçadas por toda a cidade, oferecendo programação descentralizada nos Compaz Miguel Arraes e Dom Helder Câmara, no Espaço Lírica no Ar e na Escola Pernambucana de Circo.

 

Ao todo, mais de 50 artistas integrarão a programação, que combinará as diversas técnicas com as mais fortes emoções circenses, em números inovadores e tradicionais de mágica, tecido, trapézio, malabares e até giro da morte.

 

Protagonistas da programação, os circos itinerantes, como Kowalski, Águia Dourada, Disney Circo, Millennium Circus, Nawellingtone Montagem, desfilarão suas tradições e histórias na Mostra, após um longo hiato de dois anosprovocado pela pandemia, para matar - de tanto rir - a saudade de seus públicos.

 

No meio do caminho, entre uma mágica e uma acrobacia, o picadeiro vai ter que emprestar seus públicos para a Copa do Mundo. Por isso, na sexta-feira (4), só haverá programação pela manhã.

 

Homenagem às mulheres - Esta 11ª Mostra de Circo do Recife renderá uma homenagem coletiva às matriarcas do circo pernambucano. São elas: Índia Morena, Ivonete Melo, DonaTitado Circo Alves e Dona Meire do Circo Nawelligton. A edição também faz uma homenagem póstuma ao recém falecido Palhaço Joinha, circense que deu imensa contribuição à arte de fazer rir.

 

 

11ª MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE

De 1 a 4 de dezembro

No Sítio Trindade, Compaz Miguel Arraes e Compaz Dom Helder Câmara, Espaço Lírica no Ar e Escola Pernambucana de Circo

 

DIA 1 (QUINTA-FEIRA)

 

Sítio Trindade

15h30 e 17h - Bandinha Circense do Recife

16h - O Reino das Arábias (Circo Itinerante dos Anões)

17h30 - Intervenção BumblebeeTransformer (Nil)

18h - Mostra de números: Palhaço Gambiarra (apresentador); Mestre Alakazam; Circo Itinerante Kowalski; Circo Itinerante Águia Dourada; Circo KKKK (Palhaço Pinóquio e Popoco);Circo Águia de Asa, Sinsalabim (Erisson Correia); Gardênia em: A Campeã (Luíza Santa)

 

Espaço Lírica no Ar

19h30 - Mostra de números: Mostra Lírica do Ar (Cia Lírica no Ar); Dinha (Mainá Souza); Presencia (Fernanda Victor); Que tempo é teu? (Camila Gatis)

 

DIA 2 (SEXTA-FEIRA)

Compaz Miguel Arraes

10h - Frevo na Ponta do Nariz (Coletivo 3º Ato)

 

Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar

10h - Mulambo Mambembe (Gambiarra e Sequinho Cia Ilimitada)

Compaz Dom Helder Câmara

10h -O Matuto (RaphaSantacruz)

 

DIA 3 (SÁBADO)

Sítio Trindade

15h30 - Intervenção BumblebeeTransformer (Nil)

16h - Mostra de números: Palhaço Gambiarra (apresentador); Índia Morena; Trupe Carcará;Circo Itinerante Disney Circo;Ryan o Mágico (Ryan Rodrigues);Por um Fio (Maria Karolaine e Malu Paz); O Grande Giro da Morte (Italo Feitosa); O Passo no Ar (Beatriz Nascimento)

17h - Caminhando e Fazendo Mágica (Erasmo Lander)

18h - Um Show de Risos e Alegria (Circo Itinerante Nawellington)

 

DIA 4 (DOMINGO)

Sítio da Trindade

15h30 - Intervenção BumblebeeTransformer (Nil)

16h - Mostra de números: Palhaço Gambiarra (apresentador); Na Ponta da Faca (Alexsandro Alves de Amorim);Circo Itinerante Millennium Circus;Circo Itinerante Montagem Circus;Dois (Cia Devir); Moleza & Gentileza (Cia Moleza & Gentileza); Entre Amigos

17h30 - O Palhaço como Artista Criador no Universo da Rua (Palhaço Cafuné)

18h - Fênix, o Renascer da Arte - Um espetáculo do Circo Itinerante Alves (Circo Alves)

 

Escola Pernambucana de Circo

15h30 -Nordestinados in Circus (Trupe Circus)

 

Casarão das Artes

19h - Cabaré de Variedades Circenses (Casarão das Artes e Cia 2 em Cena); Mágica Cômica (Palhaço Tapioca e Palhaça Bilack); Essa Coca é Fanta (José Gabriel); Negro Gato (João Victor)