Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 30.11.22 - 19h04

Prefeitura do Recife celebra 30 anos do Manguebeat em evento gratuito, neste sábado

img_alt

Programação, que teve curadoria de Louise França, filha de Chico Science, será realizada a partir das 17h, na Rua da Aurora, reunindo nomes como Jorge Du Peixe, Fred Zero Quatro e Renato L, Roger de Renor, Coco do Amaro Branco e Devotos. (Foto: Brenda Alcântara/Arquivo PCR)

No próximo sábado (3), o mangue ganhará o asfalto. Para celebrar a evolução musical que modernizou o passado, tirando da lama do Recife o sustento e o esteio cultural de todas as gerações da década de 1990 em diante, convidadas a (re)conhecer sua própria identidade, o protagonismo e a força de suas  tradições e revoluções musicais, entre caranguejos, questionamentos sociais, parabólicas, percussões e riffs de guitarra, a Rua da Aurora vai virar palco para o evento Mangue 30, a partir das 17h, convidando a cidade a cantar e dançar o importante marco dos 30 anos de Manguebet.

Reunindo nomes e atrações como Jorge Du Peixe, Fred Zero Quatro e Renato L, Roger de Renor, Coco do Amaro Branco e Devotos, a programação é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura, com a curadoria e a emoção de Louise França, filha de Chico Science.

“Ele trouxe a Recife um reconhecimento e valorização da cultura popular e da música de Pernambuco que nenhum outro artista conterrâneo conseguiu fazer. Transformou e mudou o olhar do pernambucano e do recifense para o seu lugar. Se temos o carnaval que temos hoje e a admiração e respeito pelos folguedos pernambucanos, é porque existiu e existe o Movimento Mangue”, garante Louise, que assinará também a curadoria do novo projeto expositivo do Memorial Chico Science, programado para estrear no próximo ano.

“São 30 anos de uma pulsação perene, de memórias, mas também de novas inspirações, desde a antena fincada, que sintonizou o mundo, com o mangue sob os pés. Um movimento como esse tem disso, marca momentos mas não fica para trás, porque foi disruptivo sendo orgânico, nascendo das nossas próprias identidades. O mangue é cheio de vida”, celebra Ricardo Mello, secretário de Cultura do Recife.

A programação, realizada ao lado do caranguejo da Aurora, na altura do pier, com balanço e letreiro, nas imediações do Ginásio Pernambucano, começará com Jorge Du Peixe, Fred Zero Quatro e Renato L se revezando na trilha sonora. Em seguida, contará com os shows do Coco do Amaro Branco, às 19h, e da banda Devotos, às 20h.

O evento, destaca Louise, é mais uma oportunidade de lembrar à cidade estuário que o sonho que ela aprendeu a sonhar com seu pai, de “construção de um mundo mais justo, onde as pessoas não passam fome, têm acesso livre à cultura e arte, respeitam e cuidam da natureza”, ainda é uma bandeira urgente, que precisa seguir hasteada no mangue, ao lado das parabólicas.

MANGUE 30

Dia 3 de dezembro

Na Rua da Aurora, perto do caranguejo

17h - Jorge Du Peixe, Fred Zero Quatro e Renato L

19h - Som na Rural, com apresentação do Coco do Amaro Branco

20h - Devotos