NOTÍCIAS

| 30.12.11 - 12h24

Prefeitura do Recife prepara grande espetáculo pirotécnico para virada do ano

Três toneladas de fogos vão garantir 15 minutos de luzes e cores no céu da cidade

[caption id="attachment_12469" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Lú Strithorst"][/caption]

A chegada de 2012 será anunciada com um grande espetáculo de luzes e cores no céu do Recife. A Prefeitura do Recife programou show pirotécnico com a queima de três toneladas de fogos de artifício na orla da Zona Sul, o que resultará em 15 minutos de muita beleza e emoção para os recifenses e turistas. No momento da virada, à meia-noite, uma trilha musical acompanhará as explosões dos fogos, tornando o momento ainda mais especial.

Serão 1.500 morteiros de cores e formas variadas, que chegaram a até 300 metros de altura. O espetáculo piroténico terá um grande alcance e poderá ser visto em até 15 quilômetros de distância do local da queima. O Reveillon do Recife 2011/2012 é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, e tem patrocínio da Petrobras, Ambev e Magazine Luiza.

A área de tiro (local da queima), montada na areia da praia do Pina, será totalmente isolada com segurança, desde a descarga do material até a desmontagem final. O isolamento será realizado numa área de 4,5 hectares de faixa de areia, que vai do final do palco de shows até próximo à entrada de Brasília Teimosa. A operação contará com 150 homens, entre brigadistas com extintores de incêndio (bombeiro civil), bombeiros militares, guardas municipais, policiais militares, segurança privada, que seguirão todas as normas de segurança.

Este ano, a Prefeitura do Recife realizou pela primeira vez um teste pirotécnico para verificar a qualidade dos fogos de artifício, as medidas de segurança e a beleza das explosões dos morteiros. O teste foi realizado no dia 26 de dezembro e teve um resultado positivo. A presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, acompanhou todos os preparativos para o teste até o momento final dos disparos dos fogos.

“Com a realização deste teste pirotécnico, tivemos a chance de verificar a existência de possíveis falhas para que fossem corrigidas. O resultado foi exitoso, deu tudo perfeitamente certo. Iremos garantir tanto a segurança dos cidadãos quanto a beleza do show pirotécnico, que com certeza irá emocionar o público recifense e os turistas na festa da virada”, afirmou. O secretário de Cultura, Renato L, também acompanhou o teste e gostou do resultado. “Com este teste deu para perceber a beleza e grandiosidade do que está sendo preparado para a noite de Réveillon”, disse, entusiasmado.

O show de fogos do Réveillon do Recife será realizado pela primeira vez pela Starwar Pirotecnia, uma empresa do Grupo Flames, especializada em mega epetáculos pirotécnicos em todo Brasil. A equipe Starwar realiza o show da queima de fogos do Réveillon Oficial de São Paulo desde 2006. Este ano, o Grupo Flames é responsável também pelo show pirotécnico do réveillon de Belo Horizonte.