NOTÍCIAS

Cultura | 30.12.13 - 18h52

Prefeito recebe recifense campeã mundial de handebol

[caption id="attachment_42266" align="aligncenter" width="680"] A central Deborah Hannah, de 20 anos, marcou o 21º. gol da histórica vitória brasileira sobre a Sérvia. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio recebeu, na tarde desta segunda-feira (30), a recifense Deborah Hannah, 20 anos, campeã mundial de Handebol pela Seleção Brasileira. Revelada pelo Clube Português e hoje atuando no Metodista, de São Bernardo do Campo (SP), a central Deborah fez história ao marcar o 21º gol da vitória de 22 x 20 do Brasil sobre a Sérvia, anfitriã do torneio, na final realizada em Belgrado, no último dia 23. A campeã veio ao gabinete do prefeito acompanhada da mãe, Débora Pontes, e da irmã mais nova, Thayane Mirella. O secretário municipal de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, também participou da reunião.

Ex-jogador de Handebol, o prefeito parabenizou a jogadora pela conquista. “É uma honra receber uma das responsáveis por essa conquista inédita do nosso esporte, ainda mais sendo a caçula da equipe. Agradeço em nome de todos os esportistas recifenses. Deborah Hannah começou a jogar na escola, o que mostra a importância de estruturar a prática esportiva na rede municipal”, afirmou Geraldo Julio, acrescentando que a reforma do Geraldão possibilitará ao Recife voltar a receber grandes eventos esportivos de nível nacional e internacional.

Deborah Hannah relembrou os motivos decisivos da grande final. “Eu entrei quando o jogo estava 20 x 20 e o Brasil tinha uma jogadora a menos em quadra. Consegui fazer o 21º. gol e conquistamos o título”, disse. A central destaca que a Seleção não era considerada favorita, mas ficou em primeiro lugar no seu grupo. “O objetivo era conquistar a primeira medalha em mundiais. Quando passamos pela Hungria nas quartas de final e eliminamos a Dinamarca na semifinal, vimos que o título era possível”, ressalta. Outra recifense, a ponteira Samira Rocha, também disputou o torneio.

A atleta conta que teve uma grande surpresa quando, já de férias no Recife, conheceu a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, iniciativa lançada este ano pela Prefeitura. “Parabenizo o prefeito Geraldo Julio por esse projeto, que é muito importante para a saúde da população", comentou. Deborah Hannah Pontes Nunes ainda jogava no Clube Português do Recife quando foi convocada, pela primeira vez, com apenas 17 anos, para a Seleção Brasileira adulta. Jogando na Metodista/SP, foi eleita a melhor atleta da edição 2013 da Liga Nacional Feminina. Apesar da pequena estatura (1,59 m), é considerada uma jogadora corajosa, que chama a responsabilidade dentro da quadra.