NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 30.12.15 - 12h55

Prefeito vistoria reta final das obras do Hospital da Mulher

img_alt

Gestor apresentou o equipamento praticamente concluído para o secretariado na manhã desta quarta (30). As obras estão em fase final de acabamento e unidade já conta com equipamentos instalados. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Hospital da Mulher do Recife vai entrar operação no primeiro trimestre de 2016. O equipamento está com 98% da obra concluída, restando apenas a fase final de acabamento, e o prefeito Geraldo Julio apresentou nesta quarta-feira (30) as instalações para o secretariado e para a imprensa. Algumas áreas, como a Urgência, estão 100% concluídas, com iluminação, piso, forro do teto, sistema de refrigeração, entre outros serviços. A sala da ressonância magnética, que recebeu investimento de R$ 3 milhões em equipamentos, também já está funcionando, restando apenas o revestimento das paredes.

“Temos um andar que está totalmente pronto, com as enfermarias prontas. Sala com macas e equipamentos de gases medicinais já instalados. O aparelho de ressonância magnética também já instalado. Estamos fazendo este acabamento com a aplicação de forro no teto, tomadas, interruptores e pintura em algumas partes”, avaliou Geraldo. O prefeito reforçou a facilidade que as mulheres recifenses vão ter a partir do início das atividades do hospital. “Hoje no sistema de saúde do Recife, as mulheres procuram um atendimento em um lugar, um exame em outro lugar, um tratamento em outro, e aqui no Hospital da Mulher elas vão ter o atendimento centralizado e integrado”, acrescentou.

O Hospital da Mulher está sendo construído em uma área de 13 mil metros quadrados, localizado na BR-101, no Curado, Zona Oeste da cidade. O Hospital da Mulher contará com 150 leitos para o atendimento de mulheres a partir dos dez anos de idade que necessitarem de procedimentos de média e alta complexidade com capacidade para 400 partos e 250 cirurgias ao mês. O valor total do investimento, incluindo obra e equipamentos, é de R$ 114 milhões, com recursos próprios e do Ministério da Saúde.

A unidade realizará cerca de 10.000 atendimentos por mês, entre consultas ambulatoriais de pré-natal de alto risco, assistência ao parto e puerpério bem como atendimento em sub especialidades tais como: ginecologia infanto puberal, climatério, serviço de esterilização cirúrgica, mastologia e assistência à população LGBTT (lésbicas, bissexuais e transexuais). Contará ainda com banco de leite humano, endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, odontólogos e enfermeiros.

“O grande diferencial do Hospital da Mulher é a estrutura oferecida para um atendimento humanizado às mulheres do Recife. O cuidado integrado à saúde da mulher, reunindo todo o atendimento em um só lugar, dando um reforço importante no tratamento para mães, recém-nascidos e as mulheres em geral”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia. Ainda serão realizados mensalmente 2.680 ultrassonografias, 4.000 exames de raio-x e 1.320 exames de mamografia.