NOTÍCIAS

Saúde | 30.12.15 - 10h52

Prefeitura do Recife busca tecnologia inovadora para combate ao Aedes Aegypti

img_alt

Prefeito Geraldo Julio recebeu representante da empresa Oxitec que desenvolve pesquisa com mosquitos transgênicos. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

 

A Prefeitura do Recife busca medidas alternativas de combate ao mosquito Aedes aegypti. Além do grande esforço de intensificação dos meios tradicionais de combate ao mosquito, desenhado pelas 44 metas do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes Aegytpi, o prefeito Geraldo Julio recebeu, na tarde desta terça-feira (29), em seu gabinete, o gerente de negócios da Oxitec para o Brasil, Cláudio Fernandes, para conhecer a tecnologia desenvolvida pela empresa que pretende controlar a população de mosquitos por meio da inserção de indivíduos transgênicos.

"Eu acredito que existem três frentes importantes, a primeira é intensificar o combate tradicional, segunda é a assistência e o atendimento aqueles casos de nascimento de bebês com microcefalia e a terceira é trazer inovação. E a gente teve hoje uma reunião com representantes da empresa Oxitec, que desenvolveu uma tecnologia que está sendo aplicada ainda em pequena escala em algumas áreas do país e a gente está atrás de tudo que possa ajudar no combate ao mosquito. Vamos aprofundar as discussões com essa empresa e avaliar se é possível, em alguma área da cidade, vir a ser implantado um projeto dessa natureza", disse o prefeito Geraldo Julio.

A empresa desenvolveu uma tecnologia em que o controle da população do mosquito se dá por meio da inserção de espécies geneticamente modificados. Esses indivíduos, machos, reproduzem e geram filhotes que não são capazes de chegar a idade adulta, fazendo o controle de infestações. O macho do Aedes aegypti, por natureza, não se alimenta de sangue humano, portanto não há risco de transmitir as doenças. A metodologia utilizada se baseia na famosa técnica do "inseto estéril", utilizada para controle de pragas agrícolas, mas inova pelo uso do fator genético, propício ao mosquito da dengue.

A tecnologia da empresa já foi aplicada em cidades como Piracicaba, em São Paulo e Juazeiro na Bahia. "O Recife é uma capital do nordeste que tem um histórico grande de inovação. Obviamente temos a intenção de trazer a tecnologia para o recife e disponibilizar uma ferramenta inovadora para o combate ao mosquito transmissor da dengue do zika e do chikungunya", disse Cláudio Fernandes.