Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 30.12.20 - 13h53

PCR e UFPE renovam parceria e ampliam capacidade de testagem de covid-19

img_alt

Convênio renovado vai permitir ampliação da capacidade de análise dos testes enviados pela Prefeitura, passando de 600 para 800 amostras por semana (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) reafirmaram, nesta quarta-feira (30), a parceria para o trabalho de enfrentamento ao novo coronavírus. Durante encontro virtual com o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, o prefeito Geraldo Julio anunciou o investimento de R$ 500 mil do município para a ampliação de mais 5.600 testes do tipo RT PCR, considerado Padrão Ouro para diagnóstico da covid-19, na cidade. A assinatura do convênio, que contou também com a participação de representantes das duas instituições, faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19.

“Assinamos a renovação dessa parceria importante para realização de exames do tipo RT PCR. Em 2020, foram 60 mil exames realizados pela UFPE, nessa parceria. A gente continua em 2021, os exames permitem que as pessoas tomem a providência adequada para evitar contaminação, seja o isolamento ou aqueles que precisam buscar atendimento. Este é um gesto de quem acredita no SUS, na ciência, e de quem acredita que unir e somar é o mais importante para vencer os grandes desafios, porque a humanidade continua desafiada pelo vírus, por isso a parceria continua”, afirmou o prefeito.

O valor investido vai permitir a aquisição de equipamentos para o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (Nupit), ampliando a capacidade de análise das amostras no laboratório. Com as novas máquinas, serão mais de 200 testes moleculares por semana analisados no local. Na prática, a Prefeitura realiza a compra dos testes, faz a coleta nas unidades municipais e envia o material para o Nupit, onde as amostras são processadas.

Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a renovação do contrato de repasse de recursos tem um significado que vai além da viabilização dos exames para enfrentar a pandemia. “O simbolismo é a aproximação entre a academia e gestão, que é um marcador importante do grau de desenvolvimento das nações, do grau de desenvolvimento da gestão pública. Isso tudo é uma demonstração do rigor na gestão e também da importância dessa aproximação, que só faz com que a cidade só possa crescer na sua gestão pública”, disse o titular da pasta.

O reitor da UFPE, Alfredo Lisboa, também destacou a importância da relação entre a academia e a gestão pública para enfrentar os desafios urbanos. “Esse diálogo é necessário e permanente para combatermos de forma articulada a visão negacionista e fragmentadora que temos no país, para fortalecer as instituições públicas e para que possamos colocar um projeto no país. São pequenas ações que simbolizam portanto esse caminhar, que é longo, mas tão necessário”, disse o reitor. 

Atualmente, 14 unidades básicas da Prefeitura do Recife continuam agendando testes de pacientes com sintomas respiratórios. As policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Barros Lima, em Casa Amarela, Arnaldo Marques, no Ibura, e Agamenon Magalhães, em Afogados, também estão realizando os testes nos pacientes com suspeita de covid-19 atendidos nas emergências (serviço de pronto atendimento), totalizando 18 unidades com o serviço. A lista completa dos locais de testagem pode ser conferida AQUI. Desde abril, mais de 85 mil exames já foram realizados pela Prefeitura, tanto com o teste rápido quanto com o RT-PCR.

O teste do tipo RT-PCR deve ser coletado, preferencialmente, até o sétimo dia de início dos sintomas - podendo ser feito até o décimo dia, quando a pessoa ainda estiver sintomática. Já a realização do teste rápido é recomendada após sete dias completos do início dos sintomas e depois de, no mínimo, três dias sem sintomas.