Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 30.12.21 - 10h53

Em clima de réveillon, Recife Mais Cultura movimenta Pracinha de Boa Viagem

img_alt

Com apresentações de grupos artísticos, evento promovido pela Prefeitura do Recife teve programação temática com foco no turismo local do período. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Quem passou pela Pracinha de Boa Viagem na noite desta quarta-feira (29) recebeu boas doses de música e arte regionais. A Orquestra Brasileira do Recife e o Grupo Fuzuê fizeram apresentações temáticas no local, no clima do fim de ano recifense. A programação faz parte do Recife Mais Cultura, evento promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Esta foi a primeira edição do projeto desde o início da pandemia de covid-19. 

"É muito importante a gente retomar essa atividade que abraça o turista que está aqui no Recife", destaca Mustafá Dias, secretário-executivo de Turismo e Relacionamento com o Trade da capital pernambucana. "A cultura é um grande ativo e atrativo da nossa cidade. Os turistas se encantam fazendo todo esse passeio por nossa cultura, vendo o caboclinho, o frevo, o forró, a ciranda. O turista acaba sendo abraçado por nossa cultura, pela gastronomia, pelo artesanato", complementa o gestor. 

Diversos ritmos da cultura pernambucana foram contemplados. Houve samba de coco, maracatu, caboclinho, frevo e, claro, destaque para o manguebeat. A cerimônia ocorre com o intuito de propiciar uma imersão às manifestações artísticas locais aos turistas que chegam para o período de Natal e Réveillon, mas também para os recifenses. 

Com público predominantemente de outras regiões do Brasil, teve gente sentindo o clima da Pracinha de Boa Viagem pela primeira vez. Foi o caso da Ellen Souza, 32 anos, natural de Belém, no Pará. "Já cheguei a visitar o Recife, mas é a primeira vez que venho aqui na pracinha. Essa oportunidade de conhecer mais sobre a cultura local é muito legal. Eu não conhecia muitas dessas coisas e essa animação, essa alegria, coloca a gente bem para cima", descreveu. 

RECIFE MAIS CULTURA - O Recife Mais Cultura surgiu em outubro de 2017, como forma de difundir a cultura e fortalecer o turismo local na Pracinha de Boa Viagem, às 19h e todas as quartas-feiras. A edição desta noite, todavia, foi a primeira pós-início do período pandêmico. A intenção é, paulatinamente, retornar ao ritmo habitual em 2022.