Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 30.12.21 - 11h46

Jardim Botânico do Recife contabiliza mais de 40 mil visitas ao longo deste ano atingindo recorde de visitação no último mês de outubro

img_alt

Mesmo com os empecilhos da pandemia, o equipamento ambiental seguiu sendo um dos lugares mais visitados da cidade. (Foto: Divulgação)

 

O Jardim Botânico do Recife (JBR), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), foi uma das opções de lazer mais buscadas entre os recifenses e turistas em 2021. As dificuldades trazidas pela pandemia, principalmente no que diz respeito a normas de segurança, propiciaram buscas por ambientes abertos e visitas contemplativas em plena natureza. E o JBR, além de  oferecer todos esses atrativos, ainda se consagrou como um espaço que disponibiliza outras atividades, como trilhas, oficinas e experiências de conexão com a Mata Atlântica do local.

O ano começou bastante movimentado no equipamento ambiental. Em janeiro, o JBR recebeu 6.253 visitantes e manteve uma frequência positiva durante o resto do ano, principalmente a partir do segundo semestre. Em julho, mês de férias, o espaço recebeu 6.424 pessoas e, com a volta dos ensaios fotográficos e trilhas em, agosto, manteve-se com média de 4 mil visitas por mês. Além do lazer contemplativo, o JBR voltou a oferecer a opção de books, gravações e ensaios profissionais na medida em que a situação pandêmica passou a ser amenizada, mesmo que com horários reduzidos e sempre evitando aglomerações. Já as trilhas podem ser feitas a qualquer momento, além disso,  os monitores estão espalhados em lugares fixos do Jardim sempre à disposição para fornecer informações e tirar quaisquer dúvidas. 

A movimentação atingiu seu ápice no mês de outubro, contabilizando 7.325 visitas, sendo mais de mil dessas apenas no Dia das Crianças. Também foi nesse mês que foram oferecidas atividades especiais em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde aconteceram oficinas de fitoterápicos e trilhas guiadas pelos monitores. Essas atividades de educação ambiental fazem parte do comprometimento da equipe técnica de analistas do JBR com a preservação e restauração do meio ambiente, bem como uma gama de produções de pesquisas científicas feitas por eles. Em dezembro, até o momento, foram 2.081 visitantes no local. 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, comemora o bom resultado e anuncia que o Jardim Botânico receberá novidades em 2022. “Agradeço a todos os recifenses e turistas que escolheram o JBR para visitar. Em 2022 estaremos com novidades no espaço, como a requalificação do lago e outras melhorias na infraestrutura do local. Além disso, estamos fechando uma programação especial para o mês das férias", disse Ribeiro. 

De acordo com o gerente geral do JBR, Fábio Gomes, apesar dos empecilhos da pandemia, os resultados durante 2021 foram positivos “ O Jardim Botânico do Recife se preparou, focou na manutenção e bem-estar dos visitantes para tornar a visita uma experiência agradável. A consequência disso foi o número significativo de visitas e ações que tivemos neste ano. Até o mês de dezembro seguimos com a média de visitantes e promovendo atividades temáticas de educação ambiental, como a oficina de compostagem em homenagem ao dia do solo”,  apontou Fábio.

Jardim Botânico do Recife - O JBR é inserido em uma área de 11,23 hectares de Mata Atlântica e oferece aos visitantes a chance de ter contato direto com esse bioma, bem como a exposição de sete jardins temáticos, dentre eles o cactário, o jardim das palmeiras,  o de plantas medicinais e de passifloras. A instituição fica aberta para visitação das terças aos domingos, das 09h às 15h, sempre respeitando todos os protocolos de segurança no combate ao coronavírus. Todas as ações feitas no local são permitidas com base em regras que garantem a proteção e bem estar dos participantes e funcionários. A entrada é gratuita e o uso de máscara é obrigatório.