NOTÍCIAS

| 31.01.13 - 12h02

Emergência da Policlínica Arnaldo Marques volta a funcionar com capacidade para dez mil atendimentos

Emergência da Policlínica Arnaldo Marques volta a funcionar com capacidade para dez mil atendimentos (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Emergência da Policlínica Arnaldo Marques volta a funcionar com capacidade para dez mil atendimentos (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Sem prestar atendimento à população desde o ano passado, a emergência da Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, voltou a funcionar hoje (31) após uma requalificação promovida pela Prefeitura do Recife em apenas 14 dias. O prefeito Geraldo Julio, que no último dia 17 de janeiro esteve na unidade de saúde para dar início à obra, voltou ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da policlínica nesta manhã e encontrou o local apto a atender os moradores do Ibura.

Com a intervenção da PCR, que custou R$ 28 mil ao Executivo municipal, a capacidade de atendimento da emergência subiu de 600 para dez mil atendimentos mensais, sendo seis mil para adultos e quatro mil para crianças. A enfermaria da maternidade passou a ter 40 leitos (antes eram 36) e o SPA da policlínica tornou-se um ponto descentralizado do SAMU, que agora dispõe de três ambulâncias.

Reforma: o antes e o depois (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Reforma: o antes e o depois (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

“Oficializamos aqui três ações importantes para as mais de 100 mil pessoas que moram nessa região. Eu estou muito feliz porque foi com uma atitude muito simples que conseguimos ampliar o atendimento aqui”, destacou Geraldo Julio, que fez uma vistoria nas instalações da unidade acompanhado do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

A obra no SPA da Policlínica foi realizada em duas semanas e incluiu a instalação da rede de oxigênio na sala de reanimação, construção de um novo teto na área, colocação de aparelhos de ar-condicionado, além de suporte de farmácia - medicamentos, soro e outros itens. Para Gilvanete Lima, 60 anos, moradora do Ibura, a intervenção trouxe mais segurança para ela e sua família. “A gente estava há um ano sem usar os serviços daqui. Fiquei feliz em saber que, a partir de hoje, tudo volta a funcionar”, comemorou.

Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR

Além de voltar a atender os serviços de urgência, a Policlínica Arnaldo Marques passou a ser um ponto de descentralização para o SAMU. Das três ambulâncias que agora atendem à unidade de saúde, uma foi equipada com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma incubadora móvel - para os bebês que precisarem ser transferidos da maternidade para outro hospital. As outras duas têm suportes básicos de emergência.

“Antes, as ambulâncias faziam o atendimento lá do centro da cidade para chegar até aqui. Esse tempo é decisivo em atendimento de urgência. A população tem nos ajudado muito. Toda a equipe está animada e nós vamos continuar firmes. O Recife precisa de muito trabalho e nós vamos continuar nesse ritmo”, afirmou Geraldo Julio.

Ainda este ano, a Prefeitura do Recife pretende anunciar outros cinco pontos descentralizados do SAMU. Na cidade, já existem 22 unidades descentralizadas, sendo a unidade central no Bairro da Boa Vista, centro do Recife. Para acionar os serviços do SAMU, mesmo nos pontos descentralizados, basta ligar para o número 192.

Já a maternidade da Policlínica teve 10% da sua capacidade de atendimento ampliada. Antes, o espaço só dispunha de 36 leitos, porque outros quatro estavam ocupados com prontuários médico. Todo o documento foi transferido e a unidade volta a funcionar com 40 leitos. "O segredo é olhar com medidas simples, mas olhar a questão do carinho com a gestão e o compromisso primário de atender a população o mais rápido possível", pontuou o secretário de saúde, Jailson Correia.