Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 31.01.18 - 11h49

Hospital Veterinário agenda castração de cães e gatos a partir desta quinta

img_alt

As marcações para o mês de fevereiro vão até a próxima segunda (5). A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais disponibiliza cerca de 50 vagas por dia, de segunda a sexta-feira (Foto: Luciano Ferreira/Arquivo PCR)

 

O Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, inicia, nesta quinta-feira (1º), os agendamentos das castrações gratuitas de cachorros e gatos para o mês de fevereiro. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), disponibiliza cerca de 50 vagas por dia, nas manhãs de segunda a sexta-feira. Desde outubro de 2013, a Seda já realizou mais de 16 mil castrações de caninos e felinos, machos e fêmeas.

Os moradores da cidade do Recife podem agendar a cirurgia pelos telefones 3355-8639 e 3355-9413, das 8h às 12h e das 14h às 17h, até a próxima segunda-feira (5). Quando todas as cerca de mil vagas disponibilizadas para o mês são preenchidas, suspende-se a marcação e o interessado deve voltar a ligar nos três primeiros dias úteis do mês seguinte. Através desse contato, os tutores são orientados sobre o pré-operatório e sobre a documentação que precisa ser levada no dia da cirurgia do animal. A Seda pede que o público insista nas ligações, já que, em todo início de mês, a procura tem sido alta e por isso os ramais ficam bastante ocupados.

Na data agendada, os cachorros e gatos são avaliados pelos veterinários da Seda para saber se estão aptos a realizar a cirurgia. Eles precisam estar há 12 horas de jejum. As cadelas não podem estar no cio, gestantes ou amamentando. Os tutores precisam levar original e cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Depois da operação, os animais voltam para casa no mesmo dia.

Todos os cães e gatos castrados recebem um microchip para identificação individual. Através do número desse microchip, que é intransferível, é possível obter as informações do tutor do animal. Caso o bicho de estimação perca-se, é mais fácil localizar o responsável.