Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.01.20 - 15h24

CTTU monta esquema de trânsito para blocos de carnaval neste fim de semana

 
Cerca de 25 agentes de trânsito acompanharão as programações deste sábado (1º) e domingo (2)

 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou esquemas especiais de trânsito para viabilizar a mobilidade dos cidadãos durante os blocos carnavalescos deste fim de semana. Cerca de 25 agentes de trânsito estarão nas ruas para orientar condutores e pedestres. Além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) estará de plantão por 24h, monitorando os principais corredores viários da cidade. Confira:
 
No sábado (1º), a CTTU acompanhará dois blocos de rua na Zona Norte da cidade. O primeiro, O Bloco É Nosso, dará a volta na Praça de Casa Forte, e se concentrará nesta região. A Autarquia destacou agentes para orientar condutores e pedestres no entorno da praça. A equipe fará bloqueios itinerantes ao redor da Praça, aqueles que são feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público.

Ainda no sábado (1º), o Bloco Seu Cahu É Meu sairá, às 18h30, da Rua Horácio Cahu, no bairro da Torre, seguirá pela Rua Laura Campelo, Rua Conde do Irajá, Praça Professor Barreto Campelo, Rua José Holanda, e retornará para a Rua Horácio Cahu, onde acontecerá uma interdição da via em virtude do evento. Nas demais vias, serão feitos bloqueios itinerantes. A dispersão do público está prevista para as 21h, horário que o tráfego de veículos também será normalizado.

Também no sábado (1º), dessa vez na Zona Sul, no bairro de Boa Viagem, a CTTU fará o monitoramento do bloco Comigo é na Base do Beijo, a partir das 13h. Os foliões farão a concentração na Rua Antônio de Sá Leitão e sairão pela Rua Tenente João Cícero, seguindo pela Rua Ministro Nelson Hungria, Rua Padre Bernardino Pessoa, voltando para a Rua Ministro Nelson Hungria, para acessar a Rua Antônio Falcão, Via Mangue, Rua Antônio Falcão, com término na Rua Sargento Silvino Macedo. A operação de trânsito terminará junto com o bloco, às 19h. Os bloqueios também serão itinerantes. 

Já no domingo (2), o bairro de Casa Amarela receberá o Bloco A Turma do Piriquito, com apoio dos agentes de trânsito entre as 12h e 18h, horário previsto para duração da festa. O público sairá da Rua Vasco da Gama e passará pela Rua Padre Lemos, Mercado de Casa Amarela, Estrada do Arraial, novamente pelo Mercado de Casa Amarela, com término no supermercado Kanela. Agentes de trânsito farão bloqueios itinerantes.

Na noite de domingo (2), haverá outro bloco no bairro de Casa Amarela, o Sindicato na Folia, com saída às 18h do Largo de Casa Amarela e percurso que passará pela Rua Padre Lemos, Rua Pedro Allain, Avenida Norte, com término na Rua Pedro Allain. Para este cortejo, serão feitos bloqueios itinerantes, a princípio, sem interdição de nenhuma rua. Os agentes de trânsito vão atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta da 23h.

Na Zona Sul, no bairro do Ibura de Baixo, a Autarquia preparou um esquema de trânsito para atender o Bloco do Jacaré, marcado para acontecer das 12h às 18h do domingo (2). A concentração e a saída serão na Rua Rio da Prata até a Rua Floresta da Cunha, em toda sua extensão.  

ORIENTAÇÕES - A CTTU aconselha o torcedor a chegar cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).