Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Mulher | 31.01.22 - 11h59

Prefeitura do Recife disponibiliza mais de 1.600 exames no mamógrafo móvel em fevereiro

img_alt

Caminhão com equipamento oferta 80 vagas diárias e vai circular, ao todo, por 33 pontos da capital pernambucana. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Durante o mês de fevereiro, a Prefeitura do Recife vai disponibilizar 1.640 vagas para a realização de mamografias. Tudo é fornecido de forma gratuita, por meio do mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do município. A partir desta terça (1) até o dia 25, o equipamento vai circular por 33 pontos da capital, começando pelo bairro dos Coelhos (veja programação completa), contemplando mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos. O agendamento precisa ser feito previamente, nos locais onde o caminhão passará. 

Ao todo, 80 vagas serão oferecidas (metade pela manhã e outra metade à tarde) em cada local onde o mamógrafo móvel estará. Além de realizar o agendamento prévio, é necessário, no dia marcado, levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. No espaço onde é realizado o exame, é obrigatório o uso de máscara e o respeito ao distanciamento físico. O resultado sai em até 30 dias, na própria unidade onde o caminhão permaneceu – ou na mais próxima do ponto da ação. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos e precisa fazer o procedimento deve procurar a repartição de saúde de referência e solicitar um encaminhamento. 

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. De janeiro a dezembro de 2021, o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife já realizou 13.727 exames. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento a cada dois anos. 

COMO IDENTIFICAR - As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.  

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, alguns hábitos saudáveis ajudam. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas auxilia na redução do risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.