Prefeitura do Recife realiza requalificação do sistema de drenagem em vias da Boa Vista
Os serviços serão iniciados na terça-feira (01) e beneficiarão a avenida Lins Petit e rua General Joaquim Inácio com medidas que irão mitigar os problemas de alagamento crônico da área.
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), inicia na terça-feira (01), a partir das 7h, obras de adequação do sistema de drenagem que trarão melhorias para um dos pontos crônicos de alagamento da região. Os serviços serão executados em trechos da avenida Lins Petit e rua General Joaquim Inácio, no bairro da Boa Vista, e fazem parte do projeto Calçada Legal, que também está beneficiando as três vias com a requalificação dos passeios públicos dentro dos padrões de acessibilidade.
Os trabalhos serão iniciados na rua General Joaquim Inácio e executados por uma equipe de cerca de 20 colaboradores. Ao longo da obra, que tem previsão para ser concluída em 90 dias, acontecerão interdições de trechos de uma faixa das vias a cada etapa da obra.
TRÂNSITO – A CTTU estará no local da obra com agentes e orientadores de trânsito para auxiliar condutores e pedestres. A obra vai ocupar até duas faixas de rolamento da Rua General Joaquim Inácio e Avenida Lins Petit. Não haverá desvio de trânsito, mas o estacionamento será bloqueado na Avenida Lins Petit ao longo do período da obra. Dessa forma, é necessário que os condutores fiquem atentos à sinalização de trânsito. Os condutores que vêm da Avenida Manoel Borba e desejam seguir para Rua General Joaquim Inácio para Avenida Governador Agamenon Magalhães podem utilizar a Rua Dom Bosco como rota alternativa.
CALÇADA LEGAL - O projeto Calçada Legal é executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e foi lançado em 2017. Ao todo, o Calçada Legal prevê o investimento de R$ 105 milhões na requalificação de 10 lotes que compreendem 134 km de calçadas e 56.300 m² de largos da cidade. A iniciativa já beneficiou com os serviços a avenida Mario Melo e a ruas do Riachuelo, Oliveira Lima, Carlos Gomes, Coelhos, Santos Araújo, Augusto Calheiros, avenida Maria Irene e ruas General Edson Amâncio Ramalho e Vinte de Janeiro. Também foram contempladas com os trabalhos as ruas Barão de Souza Leão, Arquiteto Luiz Nunes, Amélia, do Príncipe, Gervásio Pires, Dr. Carlos Chagas, Velha, Princesa Isabel, Quitério Inácio de Melo, Odorico Mendes, Senador Alberto Paiva, José Luiz da Silveira Barros, Edgar D’Amorim, além das avenidas Rui Barbosa, João de Barros e a Estrada do Forte. Ao todo, foram 50 mil metros de passeios públicos requalificados.
Atualmente, o projeto está requalificando, com previsão de finalização até o final do ano, os passeios públicos das ruas Manoel Borba, rua da Aurora, rua do Futuro, rua Conde do Irajá (Torre), Avenida Lins Petit (Boa Vista), Estrada de Belém (Campo Grande) e av. Visconde de Suassuna. Também estão sendo realizadas obras do mesmo tipo na rua Padre Carapuceiro (Boa Viagem), rua Professor João de Medeiros (Boa Viagem), avenida São Paulo (Jardim São Paulo), rua General Joaquim Inácio (Boa Vista), rua Dália (Boa Viagem), Estrada do Encanamento e Estrada das Ubaias. Os serviços que estão em andamento compreendem cerca de 18 mil metros de calçadas.