Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 31.01.23 - 12h44

Programa Via Jardim chega à Avenida Norte para transformar o local em grande corredor verde

img_alt

Ao todo, serão 1.200 árvores de grande porte nas principais avenidas da capital pernambucana. Agamenon Magalhães já foi contemplada com a iniciativa. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

O programa Via Jardim para transformar grandes avenidas em corredores verdes chega à Avenida Norte. O local vai receber 100 árvores das espécies ipê-rosa,  cássia-rosa, quaresmeira, dentre outras, todas da floração rosa. A ação também contemplou a Agamenon Magalhães, que já recebeu 107, das 150 árvores destinadas para a região, das espécies pau-brasil,  pau-ferro; aroeira salsa; sibipiruna; pau-marfim; ipê-amarelo. O plantio nessa área segue com as obras da implantação da ciclovia, proporcionando mais conforto térmico e bem-estar para as milhares de pessoas que passam pela localidade diariamente.

Ao todo, 1.200  árvores adultas serão plantadas nas principais avenidas da capital pernambucana transformando essas localidades em grandes corredores ecológicos. Além da Agamenon Magalhães e da Avenida Norte serão contempladas as Avenidas Caxangá,  Recife, Boa Viagem, Mascarenhas de Moraes e Domingos Ferreira.  A execução é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). 

“A iniciativa tem uma importância  fundamental na  nova estruturação da arborização urbana, que preza principalmente pela eficiência dos plantios realizados na nossa cidade, utilizando árvores jovens bem desenvolvidas e que já fornecem benefícios ecossistêmicos à população .  As escolhas das espécies possuem os critérios técnicos para implantação em espaços urbanos sem provocar danos futuros as vias públicas”, explica Edson Torres, chefe da Divisão de arborização da SMAS 

O plantio segue o novo padrão de arborização da capital pernambucana, que apresenta diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 cm. Isso garante que sejam árvores bem robustas e que tenham capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano. Além disso, todos os tratos silviculturais para o sucesso do plantio estão sendo aplicados a essas árvores como o uso de adubação para garantir a adaptação e nutrição da planta ao ambiente urbano.