Qualifica Recife realiza 1º Encontro de Formação das Escolas Profissionalizantes
Nesta sexta-feira (31), a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) realizou o 1º Encontro de Formação das Escolas Profissionalizantes, no Centro de Formação de Ensino do Recife Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena. Com o objetivo de promover a integração entre a nova gestão da STQP e os gestores, vice-gestores e instrutores das escolas profissionalizantes da cidade, a iniciativa promoveu atividades para o fortalecimento do trabalho em equipe, a construção de um ambiente colaborativo e o estreitamento dos vínculos.
O evento contou com duas palestras. A primeira sobre Inteligência Artificial, com o psicólogo clínico Thiago Francisco Alves, e a segunda teve o tema “Como melhorar o desempenho nas atividades laborais”, com Jannine Calixto de Melo, psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas e Consultora em Recursos Humanos.
Durante sua fala, a secretária Isabella de Roldão destacou a importância do comprometimento da equipe para aprimorar a qualificação profissional oferecida na cidade. “Que a gente possa verdadeiramente empoderar as pessoas que a gente forma, acompanhá-las, oferecendo todo o suporte necessário para encontrar seus espaços no mercado de trabalho. É acompanhar se estão empreendendo, se não estão, o que é que está faltando para que a pessoa consiga sair da situação que está e possa ainda mais fortemente aprimorar os seus talentos”, afirmou.
QUALIFICA RECIFE - O Qualifica Recife é uma iniciativa que visa proporcionar essa formação, com 17 escolas distribuídas pelas diversas Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, atendendo jovens e adultos em busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho ou no desenvolvimento de atividades empreendedoras. Com uma oferta de cursos de formação inicial e continuada, com carga horária variando de 40 horas a 340 horas, e oficinas que duram entre 2 horas e 8 horas, o Qualifica Recife capacita milhares de pessoas nas mais diversas áreas.
Nos últimos anos, os recifenses foram qualificados em áreas como Administração, Informática, Vestuário, Indústria, Construção Civil, Beleza, Alimentação, Artes, Empreendedorismo, Marketing Digital, Energia Fotovoltaica e Idiomas.
A cada semestre, as escolas profissionalizantes do Qualifica Recife oferecem uma ampla gama de cursos destinados a qualificar os beneficiários para o mercado de trabalho e promover seu desenvolvimento pessoal, profissional e empreendedor. Estes cursos abrangem competências essenciais, como habilidades técnicas e interpessoais, e têm um impacto profundo na vida dos participantes, oferecendo a possibilidade de iniciar uma nova carreira ou aprimorar a carreira já existente. Esses programas não se limitam ao aprendizado técnico imediato, mas também trazem uma perspectiva de futuro e esperança para os concluintes, abrindo portas para novas oportunidades e crescimento profissional.