NOTÍCIAS

| 31.03.12 - 13h35

Programa educativo usa criatividade para combater sujeira nos canais

Informar e conscientizar a população contra o descarte irregular de lixo nos canais da cidade. Esse é o principal objetivo da Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) que, realiza, a partir desta segunda-feira (2), às 14h, no Brejo da Guabiraba, a oficina educativa do programa Reaproveitar com Arte.

Durante a oficina, a população aprende a reutilizar o lixo de forma criativa, transformando o que era inservível em arte. Brinquedos para as crianças e até em móveis decorativos são algumas das peças que serão produzidas por moradores que margeiam o Rio Morno através de aulas de arteeducadores da Emlurb. Os aprendizes além de descobrirem como reproveitar garrafas PET e outros artigos, saberão quais os dias de coleta na comunidade.

Após a conclusão das oficinas, na quinta-feira (5), será realizada a entrega dos diplomas de participação para os moradores. E como última atividade, para valorizar o trabalho feito na sala de aula, uma exposição de todas as peças confeccionas será aberta para os vizinhos que não participaram das atividades educativas.

O projeto acontece em paralelo com a limpeza de um trecho do rio Morno, que corta o bairro Brejo da Guabiraba – comunidade já afetada com problemas de alagamentos em períodos de chuva. Além da limpeza, uma equipe formada por educadores, agentes de saúde e do orçamento participativo entregam à população cartilhas informativas de como deve ser feito o descarte corretamente dos resíduos consumidos. “A Prefeitura vem fazendo sua parte, realizando a limpeza dos 66 canais da cidade. A população também precisa fazer a sua, reciclando o seu lixo e respeitando os horários da coleta”, disse a assessora sócio-ambiental da Emlurb, Jane Cristina.