NOTÍCIAS

Cultura | 31.03.14 - 10h25

Ciclofaixa e Recife Antigo de Coração festejam 1 ano devolvendo a cidade à população

[caption id="attachment_44956" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio participou das atividades acompanhado da família, neste domingo (30). Antes, inaugurou a sexta Academia Recife, no Parque da Jaqueira. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A capital pernambucana festeja, neste domingo (30), o sucesso de dois projetos da Prefeitura que trouxeram mudanças no estilo de vida da população e estão fazendo com que as pessoas vivenciem mais a cidade através da prática de atividades físicas e culturais. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o Recife Antigo de Coração comemoram seu primeiro aniversário com uma programação que seguirá até o final o dia. O prefeito Geraldo Julio participou das atividades nesta manhã. Após inaugurar a Academia Recife do Parque da Jaqueira - a sexta entregue pela PCR -, o gestor seguiu de bike junto com a família pela ciclofaixa com destino ao bairro do Recife.

"Vou curtir o dia de hoje que comemora esses dois projetos que vêm transformando o Recife em um lugar mais humano e mais saudável. Um lugar onde as pessoas estão mais nas ruas, passeando com as suas famílias e desenvolvendo um novo olhar para a cidade onde moram”, enfatizou Geraldo Julio, após cotar a fita da Academia Recife.

Quem quiser aproveitar a ciclofaixa ainda tem até as 16h. As três rotas convergem para o Marco Zero e irão levar os ciclistas para a festa que estará montada no Recife Antigo. Foram instaladas no espaço diversas mesas e estruturas que proporcionam a realização de um piquenique. Uma novidade do percurso é que 23,2 quilômetros do trajeto, que antes eram sinalizados apenas com cones, contarão também com uma demarcação no asfalto. Essa sinalização horizontal complementa os equipamentos de segurança que já são utilizados no projeto.

Os recém-casados Mônica e Paulo Falcão moram próximo ao Parque da Jaqueira e são usuários assíduos da ciclofaixa. "Antes eu nem andava de bicicleta porque não me sentia segura. Agora, é um exercício constante. Acordamos mais cedo e passamos a interagir de outra forma com o bairro onde moramos", disse Mônica. Já para Paulo, essa também é uma oportunidade de prestar mais atenção na cidade. "É um ótimo exercício porque percorremos a distância com tranquilidade e segurança. Os orientadores ajudam muito no caminho inteiro. E tem a vantagem de ver a cidade enquanto pedalamos, coisa que, quando estamos no carro, na rotina, não prestamos atenção. Adoramos esse clima das pessoas passeando com tranquilidade, se divertindo e curtindo a cidade; parece uma grande confraternização.”

O outro aniversariante, o Recife Antigo de Coração, realizado sempre no último domingo de cada mês, está reunindo diversos artistas para uma programação extensa, com atividades que começaram às 8h e seguem até as 18h. A Avenida Rio Branco, que está sendo transformada em uma alameda para pedestres, também é palco da comemoração. Mais de 20 artistas plásticos renomados estão realizando intervenções artísticas na via. A ação se somará à pintura de asfalto que vem sendo executada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

“Os dois projetos proporcionaram uma grande mudança na vida do recifense, que passou a fazer uso do espaço público para momentos de lazer, esporte e cultura. Então, esse primeiro aniversário não poderia ser comemorado de outro jeito: uma programação de muitas atividades e diversão para todas as idades”, declarou o secretário municipal de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

AULAS - As aulas na Academia Recife já começam nesta segunda-feira (31). O equipamento funcionará com horário estendido por conta do grande fluxo de pessoas na Jaqueira: de segunda a sexta, das 5h às 13h e das 17h às 21h; e aos sábados, das 8h às 12h. "Trata-se de um equipamento que vai disponibilizar atividades físicas e musculação gratuitas para a população aqui na Jaqueira. Só é preciso fazer a inscrição; professores e instrutores vão orientar sobre tudo o que pode ser feito para melhorar a saúde”, pontuou Geraldo Julio.

Para usar a academia, é preciso realizar o cadastro sem ter que pagar nenhuma taxa. Os interessados podem se inscrever apresentando apenas original e cópia do documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência no local. Até o mês de julho, serão entregues mais seis unidades do tipo, totalizando 12 academias Recife nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs).

Gratuita e totalmente ao ar livre, a iniciativa tem uma estrutura com 26 equipamentos, todos em aço inoxidável e resistentes tanto a chuva quanto ao sol. Qualquer pessoa pode praticar, desde que não tenha nenhum impedimento médico. Para a senhora Maria das Graças, dona de casa que caminha todos os dias no parque, esta é mais uma oportunidade para cuidar da saúde. "Vamos envelhecendo e temos que, cada vez mais, cuidar do nosso bem-estar, da nossa saúde. Muito bom saber que essa academia vai ser aberta, gratuita. Uma oportunidade para quem não pode pagar e um benefício complementar para quem já faz outras atividades aqui", destacou.