NOTÍCIAS

Cultura | 31.03.14 - 14h50

Vigilância Sanitária: 5º supermercado interditado no Recife

[caption id="attachment_44978" align="alignleft" width="680"] Ação evitou que cerca de 100 mil pessoas pudessem ser contaminadas pelos produtos impróprios para consumo. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)[/caption]

Em mais um dia de fiscalização nos supermercados, a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Recife, em conjunto com a Delegacia do Consumidor, Procon, Ministério Público e Adagro, interditou o Supermercado Bompreço, localizado em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. No estabelecimento, 600 kg de alimentos foram considerados impróprios para o consumo. Desde que as inspeções foram intensificadas, no último dia 20 de março, este é o 5º estabelecimento interditado, somando 3,1 toneladas de alimentos impróprios recolhidos.

Entre as irregularidades encontradas, as mais graves foram problemas na temperatura na câmara de frios; alimentos, que deveriam estar congelados, estavam descongelados; produtos de limpeza, utilizados na higienização do local, e também alimentos com prazo de validade vencido; frutas e verduras estragadas; indícios da presença e ação de roedores, e baratas nas gôndolas. Além disso, o frango que estava sendo comercializado estava com coloração alterada e o queijo tinha fungos.

“Nós flagramos os funcionários reprocessando o queijo e a charque. Eles recortam onde tem a data de validade do produto, reembalam e fazem promoção, vendem nos pratinhos. Total desrespeito à saúde do consumidor”, disse a gerente de Vigilância Sanitária, Adeílza Ferraz. “Fazendo uma estimativa rápida, desses 600 kg apreendidos, significa dizer que 100 mil pessoas poderiam adoecer se consumissem esses produtos”, concluiu Adeílza.

De acordo com um fiscal da Adagro, o supermercado cometeu um dos crimes mais graves. “A loja não estava autorizada para manipular carnes e queijos. Muitos produtos violados estavam sendo processados”, explicou Guaracy Boa Viagem. O Supermercado Bompreço vai ficar fechado por cinco dias, até que nova fiscalização seja feita pelos fiscais.