NOTÍCIAS

Cultura | 31.03.15 - 18h01

Alunos da rede municipal apresentam trabalhos do Projeto Nas Ondas da Leitura

Proposta estimula crianças, jovens e adultos exercitarem sua capacidade de ler e escrever

A Escola Municipal Karla Patrícia, localizada em Boa Viagem, apresentou, nesta terça (31), o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes com base no projeto Nas Ondas da Leitura. A proposta pedagógica tem como objetivo mobilizar estudantes e professores a descobrirem juntos o exercício da leitura e da escrita como construção criativa, partilhada e lúdica. Participaram do evento alunos do Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante todo o mês de março, todas as unidades de ensino que têm turmas de 1º ao 9º anos e EJA apresentaram as atividades produzidas pelos alunos. Cada turma recebeu livros do projeto, de acordo com a sua faixa etária, e expôs manifestações artísticas relacionadas às obras.

“Estamos prestigiando todas as produções dos estudantes, com base nos livros que foram lidos neste mês”, comenta a chefe da Divisão de Alfabetização e Letramento da Secretaria de Educação do Recife, Cláudia Helena. “Cada professor buscou explorar, dentro da sua atividade, o que foi lido em classe. É um projeto riquíssimo que está enriquecendo a leitura e a escrita dos alunos”, diz.

De acordo com a coordenadora da Karla Patrícia, Márcia Breckenfeld, os alunos mostraram grande interesse em exibir seus projetos. “Hoje é um dia de grande alegria, estão todos muito ansiosos para socializar tudo o que foi construído. Os 498 estudantes matriculados na escola colaboraram para a realização do evento, com painéis e obras de arte criadas por eles mesmos. A aluna Bruna Carla, do 1º ano, disse que ia cantar no palco. “Ontem eu escrevi e fiz o desenho do Cebolinha para ser colocado no mural. Agora, vou cantar a música do Balão Mágico”.

PROJETO - O Projeto Nas Ondas da Leitura estimula crianças, jovens e adultos a descobrirem sua capacidade de ler e escrever, estimulando o autor que existe em cada um por meio da publicação de suas produções. O Nas Ondas da leitura, lançado em 2014, integra o Programa de Letramento do Recife (ProLer), sendo realizado em parceria com o Instituto Meta de Educação, pesquisa e Formação de Recursos Humanos (IMPEH), oferecendo suporte pedagógico de estímulo à leitura e à produção de textos.