NOTÍCIAS

Cultura | 31.03.15 - 17h15

Fórum Microrregional do Recife Participa supera marca de 1500 participantes

Plenárias de ontem, em São José e Lagoa Encantada, reuniram mais de 700 pessoas. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

O Fórum Microrregional do Recife Participa foi, na noite desta segunda-feira (31), aos bairros de São José e do Ibura de Cima na sequência da rodada de plenárias do Fórum Microrregional, que desde o dia 25 de março roda a cidade. Ao todo, 1582 pessoas já foram aos fóruns discutir diretamente com o secretariado da Prefeitura do Recife soluções prioritárias para temas como Saúde, Educação, Habitação e Infraestrutura, temas eleitos pela própria população.

Em Lagoa Encantada, a plenária sobre Saúde para Microrregião 6.3 (Ibura de Cima e Cohab) recebeu 555 pessoas. "A participação das pessoas é fundamental para que as críticas se transforme em ideias e projetos. Parabéns a todos que vieram, porque, quem não acredita que esta reunião é um instrumento que antecede as mudanças, não prestigia. E vocês estão aqui lotando este local, participando do espaço para que podemos avançar na política pública de Saúde".

Antes dos microfones serem colocados abertamente para a participação da população, a gestora do Distrito Sanitário 8 fez uma apresentação das ações na área. A médica mostrou que a região tem 100% de cobertura do Programa de Saúde Ambiental e detalhou que em 2014 foram realizadas 157.728 consultas e este ano já foram 23.596, além de 12.822 exames laboratoriais. No distrito sanitário 8 atuam 481 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, auxiliares de saúde bucal, entre outros. Na MR 6.3 está em fase de conclusão a construção da Upinha Dia UR 04/05 e as requalificações do da Unidades de Saúde da Família Jane Magalhães e Ivo Rabelo.

"Quando o secretário vem até a comunidade e escuta as reclamações, a gente sabe que vai agilizar os processos. A gente espera que, depois dessas reuniões, a gente encontre um bom serviço de qualidade dentro das comunidades", destacou o morador Reginaldo Nascimento.

CENTRO - A quadra da escola estadual Joaquim Nabuco, no bairro de São José, recebeu a plenária de Infraestrutura do ciclo do Fórum Microregional 2015 do Recife Participa. O encontro, coordenado pela Secretaria de Governo e Participação Social, reuniu cerca de 168 pessoas de Microregião 1.2, que é composta pelos bairros da Ilha do Leite, Santo Antonio, São José, Cabanga, Boa Vista, Paissandu e Soledade.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Victor Vieira, abriu a plenária falando da importância da reunião. “Estamos à disposição de todos. É uma orientação do prefeito vir falar com o povo. Viemos para ouvir as solicitações e mostrar o que está sendo feito”, disse. Victor Vieira ainda apresentou as ações da Secretaria que serão realizadas na Microregião 1.2, como as 34 ruas que se encontram em projeto de licitação para drenagem e mais 16 vias que estão programadas para receber embutimento de rede.

Antonio Barbosa, presidente da Emlurb, também frisou algumas intervenções realizadas na área, a exemplo da Operação Faxina Geral, limpeza de canais e ações de microdrenagem, além do processo de recuperação de calçadas e ampliação dos pontos de iluminação. “É uma alegria participar desse encontro. Para nós, é importante saber a opinião de vocês a respeito dos serviços que a PCR está executando”, falou ao público presente.

Quando o microfone foi aberto aos participantes, o morador Ezequias Moisés solicitou um mutirão de limpeza na comunidade Via Sul e ouviu do presidente da Emlurb que seu pedido será atendido. A localidade também entrará na programação do Recife em Ação, evento coordenado pela Secretaria de Governo e Participação Social que leva várias ações às comunidades.

A moradora Rozângela Lima saiu da plenária com a garantia de que a praça do Coque entrará na programação de contrução de áreas de lazer e que as obras do canal do Ipiporã serão retomadas em abril. A mesa dessa etapa do Recife Participa contou ainda com Hermes Delgado, secretário-executivo de Governo e Participação Social; Túlio Ponzzi, secretário-executivo de Infraestrutura e Serviços Urbanos; Marília Dantas, diretora-executiva de Manutenção Urbana e Norah Helene; diretora de Projetos da URB.

A programação do Fórum Microrregional segue nesta terça-feira (31) com encontros nos Torrões e em Campo Grande. O Colégio Pintor Lauro Vilares, na rua Clarice Lispector, nos Torrões, sediará o debate sobre Saúde para a Microrregião 4.2 (Engenho do Meio e Torrões). Já na Microrregião 2.1 (Arruda, Campina do Barreto, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão), a plenária será sobre Saúde, no Largo de Campo Grande.