Gestantes ganham presente de unidade de saúde do Recife
A tarde da segunda-feira (30) vai ficar guardada na vida de gestantes cadastradas na Unidade de Saúde da Família (USF) Coqueiral. Elas foram surpreendidas pelo Projeto Mãe Top V e ganharam um ensaio fotográfico, com direito à fotógrafa profissional, da Gerência do Distrito Sanitário V.
Segundo a gerente do Distrito Sanitário V, Lígia Lima, muitas mulheres não se sentem bem durante a gestação porque muitas mudanças ocorrem no corpo, e a iniciativa quer elas sintam o contrário. "De fato queríamos algo mais, algo que impactasse na vida dessas mulheres, que as deixasse uma lembrança positiva deste momento", explicou Lígia.
Uma das modelos foi Brígida Muriel, de 27 anos, que está no sexto mês de gestação do seu primeiro filho, Lorenzo. "Eu perdi um filho com oito semanas e no início tive muito medo de perder de novo, esse momento é de muita alegria, e, por isso, tem que ficar registrado mesmo”, contou.
A euforia também era o sentimento de Alice Maria Cardozo, de 22 anos, mãe de primeira viagem. "Eu tive um descolamento de placenta e fiquei com muito medo de perder o meu bebê, mas deu tudo certo e agora já estou no final da gestação. César Lucas já, já chega”, disse.
Além das mães, os ensaios surpreenderam também a fotógrafa, que está acostumada a registrar grupos de mães. "Fico feliz em proporcionar este serviço, porque é importante registrar esse momento tanto para a mãe, como para o filho", afirmou Rosélia Adriana.
Julie Machado, coordenadora de Saúde da Família da unidade, estava feliz com o serviço, observando atentamente todas as mães e ajudando nas fotos. "A realidade daqui é difícil, muitas mulheres são carentes e nós proporcionamos este dia para que elas possam se sentir bem", contou Julie, que também organizou o mesmo evento na Unidade de Saúde da Família da Mangueira II, no último dia 10 de março.