NOTÍCIAS

| 31.03.15 - 15h09

Operação Pescado chega a mercados públicos da Zona Norte do Recife

As principais irregularidades encontradas hoje foram em relação à embalagem e falta de equipamentos de proteção individual

Os Mercados da Encruzilhada e de Água Fria, na Zona Norte da cidade, foram vistoriados, nesta terça-feira (31), durante Operação Pescado, promovida pela Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, em conjunto com Procon/PE e Delegacia do Consumidor. As principais irregularidades encontradas hoje foram em relação à embalagem e falta de equipamentos de proteção individual. A fiscalização do comércio de pescado segue até a próxima sexta-feira.

No Mercado da Encruzilhada, quatro boxes foram notificados. Entre as irregularidades estavam a ausência dos equipamentos de proteção dos funcionários; problemas de higienização; conservação e embalagens inadequadas e roupas apropriadas dos funcionários. Outro box recebeu auto de constatação por não apresentar o Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o administrador do Mercado da Encruzilhada, Gilson Francisco da Silva, os permissionários deverão cumprir as exigências dos órgãos o mais breve possível. “Estarei à frente cobrando de cada um para que os ajustes sejam feitos até o entardecer de hoje”, afirmou Gilson.

A gerente de Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário II, Iara Marinho, informou que as notificações feitas devem ser corrigidas imediatamente. “Apontamos itens dos quais não podemos abrir mão, já que a saúde do trabalhador está em risco”, alertou.

No Mercado de Água Fria, os fiscais encontraram em um dos boxes problemas como a falta dos produtos de limpeza, embalagem e transporte inadequados dos peixes, além da utilização de material impróprio para o corte da mercadoria. O mesmo local também não apresentou licença sanitária para funcionamento nem o Código de Defesa do Consumidor – este último exigido pelo Procon-PE.