Radar Empreendedor reuniu cerca de 1.200 pessoas em dois dias de palestras e debates
Cerca de 1.200 pessoas participaram do Radar Empreendedor, evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, nesta terça (29) e quarta-feira (30), no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco. O encontro contou com palestras e debates gratuitos que discutiram temas como inovação, negócios de alto impacto, crescimento econômico, economia criativa, cidades inteligentes e novos empregos.
"O Radar Empreendedor superou toda e qualquer expectativa, não só para o ecossistema empreendedor da cidade, mas, principalmente, para os palestrantes e participantes que tiveram a oportunidade de se unir em prol do fomento, fortalecimento e desenvolvimento do empreendedorismo no Recife", explicou a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Roseana Amorim.
Neste segundo dia do Radar Empreendedor, o público teve a oportunidade de conferir o painel ministrado pelo coordenador de pesquisa da Endeavor Brasil, João Melhado, sobre o índice de cidades empreendedoras e a Rede Global do Empreendedorismo. Depois foram abordados tópicos como os mecanismos de financiamento e o apoio às iniciativas empreendedoras e as oportunidades de economia criativa no Recife com a presença do diretor superintendente do Sebrae-PE, José Oswaldo de Barros; a diretora de inovação da Facepe, Fátima Cabral; o representante da Inovativa Brasil, Gerson Ribeiro e o diretor de inovação e competitividade empresarial do Porto Digital, Guilherme Calheiros.
Outro tema em destaque foi a economia criativa. Entre os convidados para discutir essa temática, estava o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, que abordou o perfil, as dificuldades e as perspectivas desse segmento. "A economia criativa é a convergência conceitual entre tecnologia, arte, cultura e economia. É uma alternativa de desenvolvimento, que converte criação em negócios", pontuou. Também participaram do debate o vice-presidente do C.E.S.A.R. Giordano Ribeiro; o diretor executivo do FabLab, Edgar Andrade; e o chefe de ciência e inovação da Joy Street, Luciano Meira.
Entre os que acompanharam o evento da plateia estava o estudante Edwin Cunha, de 20 anos. "Achei o Radar Empreendedor uma iniciativa muito boa porque incentiva a gente a aprimorar as ideias que temos. Eu penso em abrir um negócio e foi muito interessante ouvir esses debates", afirmou.
O Radar Empreendedor foi realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Sebrae e AD Diper e apoio do Porto Digital, C.E.S.A.R, Endeavor Brasil, Accenture, Instituto Senai de Inovação, Facepe, Fiat Chrysler Automobiles, FabLab Recife, Rede Globo Nordeste e Rede Global do Empreendedorismo.