Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 31.03.22 - 11h26

Semana da Juventude do Recife chegou ao fim com rodada de conversas

img_alt

Com o tema "Juventude e as Oportunidades do Agora", a 5ª edição da Semana foi encerrada nesta quarta-feira (30), Dia Mundial da Juventude, e contou com diversas atividades e ações voltadas para formação cidadã . (Foto: Divulgação/PCR)

 

Em alusão ao Dia Mundial da Juventude, celebrado nesta quarta-feira (30), a Prefeitura do Recife encerrou a programação da 5ª Semana Municipal da Juventude com um dia inteiro de conversas. As atividades foram promovidas pela Secretaria Executiva da Juventude do Recife e focaram sobre a formação cidadã. Toda a programação da Semana, que iniciou no último dia 23, foi possível graças a parceria com diversas secretarias municipais, com organizações da sociedade civil e com o Conselho Municipal de Políticas Públicas da Juventude (CMPPJ-Recife).

Nesta quarta-feira (30), aconteceu a última atividade da Semana: um dia inteiro de conversas com o tema "Juventude e as Oportunidades do Agora". À tarde, no auditório do Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha de Joana Bezerra, foram reunidos coletivos juvenis e organizações sociais mapeados pela Sejuv, em pesquisa realizada em 2021, para conhecerem diversos projetos e políticas públicas que possam agregar às respectivas atuações. Também participaram o público geral e frequentadores do Compaz. Na conversa, foram apresentadas as ações da Prefeitura do Recife voltadas para a formação cidadã, geração de renda e capacitação. Pela manhã, os mesmos temas foram abordados para gestores e professores no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Centro da Cidade. 

Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, ressaltou em sua fala que um conjunto de políticas é o necessário para transformar a vida das pessoas. "Disseminar a política pública e construir pontes é um desafio enorme. E o poder público conta com um grande parceiro, que é o terceiro setor, com as organizações civis sociais. Somos uma grande rede que se soma, pois ninguém faz nada sozinho. No serviço público, tudo o que construímos é para a população, sobretudo, aquela que vive em situação de vulnerabilidade. Por isso, viabilizamos oportunidade e acesso, porque acreditamos que é necessário fazer política pública para atender com qualidade e dignidade todos os cidadãos recifenses", ressaltou a secretária. 

Dentre os programas expostos durante a Semana, destacam-se o GO Recife, que é um acelerador de oportunidades de trabalho e de geração de renda que oferece serviços voltados para o empreendedorismo e a qualificação profissional; o Embarque Digital, cujo objetivo é capacitar jovens em vulnerabilidade na área de Tecnologia da Informação e Comunicação com formações técnicas e de nível superior e contribuir para o fortalecimento do setor no município; e o Juventude Participa, que leva encontros sistemáticos aos espaços ocupados por jovens para democratizar o acesso ao Estatuto da Juventude por meio do desenvolvimento de oficinas, palestras e rodas de diálogos.

SEMANA - A 5ª edição da Semana Municipal da Juventude, com o tema "Juventude e as Oportunidades do Agora", contou com diversas atividades realizadas de forma descentralizada, buscando atender demandas de diálogo com gestores, professores, líderes juvenis e diversos projetos que representam a juventude recifense. A Semana Municipal da Juventude é instituída no Calendário Oficial do Recife, conforme a Lei Nº 18.709/2020.