Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.03.23 - 13h55

Abril Verde: Secretaria de Saúde do Recife realiza ações com foco na promoção e prevenção à saúde do trabalhador

img_alt

Capacitações, orientações, rodas de conversa, além de testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e vacinação estão na programação, que vai durar durante todo o mês? (Foto: Cortesia/ Sesau Recife)


Para chamar atenção para o Abril Verde e também refletir sobre a data alusiva ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado em 28 de abril, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest Recife), ligado à Secretaria de Saúde do município, vai realizar, ao longo de todo o mês,  uma série de ações. Na programação, capacitações, orientações, rodas de conversa, além de testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e vacinação.

O Abril Verde é um movimento que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a temática de segurança e saúde do trabalhador, a fim de reduzir a ocorrência dos acidentes de trabalho, bem como enfatizar a importância da prevenção desses acidentes e a promoção à saúde desses profissionais. 

A programação será voltada para trabalhadores de diversas áreas de atuação do Recife e alguns municípios da Região Metropolitana. O primeiro dia de ação acontece na terça-feira (4), às 9h, os trabalhadores fornecedores de pescados em Itamaracá, na Região Metropolitana, vão receber orientações e cuidados quanto à saúde.

Já na quinta (6), será realizada uma ação de autocuidado voltada para os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asace), agentes comunitários de saúde (ACS). O evento acontecerá às 14h, no Polo da Academia da Cidade de Boa Viagem, no segundo jardim da avenida de mesmo nome.

Nos dias 14, 17, 24 e 28 de abril, os profissionais da Secretaria de Saúde do município vão levar diversos serviços para os trabalhadores e motoristas dos terminais integrados de ônibus do Grande Recife. Entre as ações, atualização da caderneta de vacina, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e entrega de material educativo sobre o Abril Verde.

ATUAÇÃO – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest Regional Recife) promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras por meio da prevenção e vigilância. O Centro, que tem atuação metropolitana (Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, Itamaracá, Igarassu e Itapissuma), capacita e orienta profissionais para identificar e atuar nas situações de riscos à saúde relacionadas ao trabalho.

 

Confira a programação completa:

  • 06/04 - Atividade de autocuidado durante as atividades laborais dos ACS e asaces do Distrito Sanitário VI
    Local: Polo da Academia da Cidade de Boa Viagem - Av. Boa Viagem, s/n - 2° Jardim
    Horário: 14h 

  • 14/04 - Roda de conversa sobre a Política de Saúde do Trabalhador e as atribuições de Saúde do Trabalhador para as equipes de Vigilância em Saúde do Distrito Sanitário II
    Local: sede do DS II - Rua Antônio Rangel, 208, Encruzilhada
    Horário: 14h

  • 13/04 - Roda de conversa sobre prevenção e saúde e segurança no trabalho no canteiro de obras Athié no Distrito Sanitário I
    Local: Canteiro de obras da Construtora Athié
    Horário: 8h

  • 18/04 - Ação em Saúde do Trabalhador para os asaces do Distrito Sanitário IV
    Local: Centro de Professores de Pernambuco - Rua Souza Bandeira, 54, Torre
    Horário: 14h 

  • 19/04 - Oficina municipal com a Participação da Coordenadora Geral da Vigilância em Saúde do Trabalhador e do Ministério da Saúde e com as centrais sindicais e sindicatos de diversas categorias profissionais Local: Auditório da ESMAFE - Escola de Magistratura Federal da 5° Região - Avenida Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife
    Horário: 13h30  

  • 19/04 -  Inspeção em VISAT nos laboratórios de coleta em Itapissuma
    Locais: Diversos
    Horário: Todo o dia

  • 23/04 - Ação de Saúde do Trabalhador para os trabalhadores aeroviários no Distrito Sanitário VIII
    Local: Empresa Latam – Aeroporto dos Guararapes (Praça Min. Salgado Filho, s/n, Imbiribeira)
    Horário: 14h 

  • 25/04 - Ação em Saúde do Trabalhador para as marisqueiras de Paulista
    Local: Sede da colônia das marisqueiras de Paulista
    Horário: 8h 

  • 26/04 - Abordagem sobre prevenção ao acidente de trabalho com exposição a material biológico para técnicos de enfermagem das USF do Distrito Sanitário VII
    Local: Biblioteca de Casa Amarela - Rua Maj. Afonso Leal, s/n, Casa Amarela
    Horário: 14h 

  • 27/04 - Capacitação em VISAT com os inspetores sanitários de Camaragibe
    Local: Auditório da Secretaria de Educação de Camaragibe - Rua José Belém de Lima, 16, Timbi
    Horário: 14h  

  • Ação de promoção e prevenção em Saúde do Trabalhador para os motoristas e colaboradores dos terminais integrados do Grande Recife 

Serviços ofertados: Atualização da caderneta de vacinação (tríplice viral, DT – difteria e tétano, Hepatite B) e influenza (para os motoristas de ônibus), testagens de HIV e Sífilis (será ofertado apenas no dia 14/04, no TIP) e entrega de folders sobre o Abril Verde.

14/04: Terminal Integrado de Passageiros – TIP (Avenida Prefeito Antônio Pereira, 705, Curado)

17/04: Terminal de Joana Bezerra (Ilha Joana Bezerra, Recife)

24/04: Terminal Pelópidas Silveira (Nobre, Paulista)

28/04: Terminal Tancredo Neves (Imbiribeira, Recife)

Horário: 10h à 16h