NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 31.03.23 - 19h31

Prefeitura do Recife entrega requalificação do Parque do Caiara

Entre uma série de entregas nesta sexta-feira (31), a Prefeitura do Recife inaugurou a requalificação do Parque Caiara, localizado na Iputinga. A obra faz parte do projeto dos primeiros Jardins Filtrantes da cidade, que recebeu um investimento de R$ 8 milhões do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

 

A execução do projeto é uma parceria do município com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Porto Digital. A requalificação contou com a revitalização dos pisos, playgrounds, um novo cais e um observatório para a população conferir de perto os Jardins Filtrantes.

 

“Essa intervenção urbana vem da ideia de não se dar as costas pro rio. Na hora que se cria espaços de lazer e de cultura é que se vê a necessidade de limpeza, se entende como está a poluição. Dessa forma, a sociedade vê a real importância do rio, de cuidar e não virar as costas em todos os sentidos”, esclareceu Renato Lins, engenheiro civil e gerente do contrato do projeto.

 

O Prefeito do Recife João Campos também anunciou, durante a inauguração, uma nova pista de atletismo. “Fomos atrás do Comitê Paralímpico Brasileiro e vamos conseguir R$ 1,8 milhão para fazer a requalificação plena da pista”, disse.

 

O projeto paisagístico do Parque, incluindo os Jardins, também atrai turistas e famílias recifenses, influenciando diretamente na movimentação da economia local. Negócios como bares, restaurantes e barqueiros, que proporcionam passeios no rio, irão se beneficiar com a capacidade de atração do local.

 

“Estamos sempre trazendo o conceito que a Prefeitura do Recife vem colocando dentro dos projetos de infraestrutura social: a aproximação das pessoas com a natureza”,  explicou Marília Dantas, secretária de Infraestrutura do Recife e presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).