NOTÍCIAS

Mulher | 31.03.23 - 08h59

Promovido pela vice-prefeitura do Recife, nova edição do Cirandelas reúne servidoras para debater sobre etarismo

Capitaneado pela vice-prefeita Isabella de Roldão, o evento encerrou as comemorações do Mês da Mulher da Prefeitura do Recife

Com o Paço do Frevo repleto de mulheres fortes e interessadas em debater sobre o Etarismo, termo utilizado para se referir aos estereótipos e preconceitos associados à idade, a quarta edição do "Cirandelas" encerrou as comemorações do Mês da Mulher da Prefeitura do Recife. Organizado pela vice-prefeita do município, Isabella de Roldão, e as secretárias municipais, o tema desta edição foi "Começando o Segundo Tempo: Energia para Continuar" e teve a presença de centenas de servidoras da PCR. O espaço de debate também contou com a participação da psicóloga clínica, Gabriela Moura, e da médica ginecologista, Juliana Schettini.

A quarta edição do Cirandelas significou um momento de reflexão para as mulheres sobre essa nova etapa da vida e desmistificou conceitos levantados pelo Etarismo. "Começar esse segundo tempo representa uma ressignificação, um olhar diferente para esse novo momento da vida da gente", afirma Isabella.

A vice-prefeita reconheceu que esses preconceitos etários são frutos de uma sociedade machista e que se acostumou a deixar de lado as mulheres mais velhas. "É preciso desconstruir esse tipo de pensamento que está enraizado na nossa sociedade. As mulheres precisam ocupar seus espaços e ter seus trabalhos reconhecidos. É o exemplo de Juliana e Gabriela nas suas respectivas áreas", continua.

Isabella também deu dois exemplos pessoais sobre a importância de combater o Etarismo. "Sou mãe de três filhos e a minha última, a mais nova, tive aos 43 anos. Foi um grande presente que ganhei e que me trouxe muita felicidade. Também foi um grande desafio entrar na faculdade depois dos 40 anos, mas hoje, aos 47, terminei a minha segunda graduação e me formei em Nutrição."  

 

O Cirandelas também teve a participação de algumas secretárias municipais do Recife, como Luciana Albuquerque, secretária de Saúde; Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional; e Joana Florêncio, secretária de Desenvolvimento Econômico.