Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.03.25 - 11h03

Prefeitura do Recife oferece 2 mil exames gratuitos de mamografia em abril

Os exames serão feitos por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento em 26 pontos descentralizados em toda capital pernambucana


Durante todo o mês de abril, a Prefeitura do Recife seguirá com a ação de prevenção ao câncer de mama, oferecendo 2 mil exames de mamografia em 26 pontos distribuídos por toda a cidade. Os atendimentos ocorrerão por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Podem participar mulheres e homens trans, residentes no Recife e com idade entre 50 e 69 anos. A programação completa pode ser consultada no link: https://bit.ly/mamografo_abril_2025_novo.

Em cada local, serão disponibilizadas 80 vagas diárias, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde. No dia do exame, é necessário apresentar um documento de identificação, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de residência. O resultado da mamografia fica pronto em até 30 dias e pode ser retirado na unidade onde o exame foi realizado ou na mais próxima do ponto de atendimento.

A mamografia é o único exame cuja eficácia na redução da mortalidade por câncer de mama foi comprovada em programas de rastreamento. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o exame deve ser realizado a cada dois anos por pessoas na faixa etária de 50 a 69 anos.

COMO IDENTIFICAR
 - As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.    

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, alguns hábitos saudáveis ajudam. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas auxiliam na redução do risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.
 
ASSUNTOS: